fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Vista Verde recebe Limpeza Qualificada e Pomar de Árvores Nativas

Limpeza Qualificada garante plantio de árvores frutíferas típicas da nossa região no bairro Vista Verde. (Foto:
Divulgação/PMSJC)

Mais uma ação do Programa Limpeza Qualificada aconteceu no último sábado (15), dentro da programação estendida da Semana do Meio Ambiente, em São José dos Campos. Um terreno baldio na Rua Cidade de Lima, no bairro Vista Verde, alvo de descarte irregular de entulho, foi transformado em um pomar com espécies da Mata Atlântica e do Cerrado.

O Projeto Limpeza Qualificada faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, da secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José.

A Prefeitura realizou o projeto a partir de uma solicitação da Saviver (Sociedade Amigos do Vista Verde) e contou com a participação de diversos apoiadores voluntários, tais como o Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes, Grupo Escoteiro do Ar Aymores, alunos da EMEF Waldemar Ramos e moradores do bairro.

Na ação foram plantadas espécies nativas como Abiu, Araçá, Araticum, Cabeludinha, Cereja do Rio Grande, Grumixama, Jaracatiá, Juçara, Pitanga, Uvaia, Gabiroba, Jenipapo e Marolo.

A expetativa com a ação é requalificar o espaço antes abandonado, inibir o descarte irregular de resíduos e aumentar o pertencimento da população sobre o lugar em que moram, melhorando assim a qualidade de vida e as relações humanas.

Para Marjorie Silva, 20 anos, integrante do Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes, ações do tipo são positivas para a população e o poder público.

“Eu acho importante ações desse tipo, de plantio, pois aproxima a população acerca do tema e a gente consegue se sentir parte dessa mudança. Eu acompanhei a galera mais nova do meu grupo escoteiro, e acho bem legal vê-los desde pequenos aprendendo sobre isso.”, comentou.

Para os grupos escoteiros, a atividade vai além do momento. “Esse evento abre portas para atividades dentro do grupo, para conversas e ensinos da importância de se cuidar do meio ambiente. Estamos vendo tudo de ruim que o ser humano está causando para a natureza, então é muito importante eles terem essa consciência para ajudar a melhorar o futuro para todos nós.”, concluiu Marjorie.

Esse plantio é o 13º pomar do Programa Pomares Nativos Educativos no município. Através do programa será possível resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da nossa região e educar as crianças sobre a importância da preservação do Cerrado e da Mata Atlântica, biomas típicos do município. No próximo sábado (22), a região do Campo dos Alemães também receberá um novo pomar.

Botão Voltar ao topo