fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Primeiros cinco meses do ano registram mais de três mil novas empresas

Equipe da sala do empreendedor comemora reconhecimento e trabalho em prol da atividade empreendedora na cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Os primeiros cinco meses de 2019 contaram com registro de 3.773 novas empresas abertas na cidade, conforme dados da Sala do Empreendedor de São José dos Campos.

Até 31 de maio foram registradas a abertura de 2.394 microempreendedores individuais, 10 no regime de simples nacional e 1.369 empresas em outros regimes fiscais. Além disso, são considerados 1.852 postos de trabalho relacionados a abertura total de empresas no período.

Microempreendedor individual

Esses valores mostram um aumento geral de 25,25% em relação ao mesmo período de 2018. Já para o MEI (Microempreendedor individual) o aumento foi de 35%, em relação ao mesmo período de 2018, que apresentou a abertura de 1.771 novos MEIs.

Grande parte dos novos negócios são enquadrados na categoria MEI, que representam em torno de 60% do total. A categoria, criada em 2008 por lei federal, visa incentivar a formalização dos micro e pequenos empreendedores, com menores impostos e menos exigências legais. Enquadram-se nesta categoria aqueles que faturam até R$ 81 mil por ano.

Matheus Maciel Domingues, 20, é um exemplo desse aumento. Morador recente na cidade, em uma conversa com o sogro ele descobriu a Sala do Empreendedor e assim realizou os procedimentos para abrir uma MEI para sua mercearia e assim ter o próprio negócio e possibilidade de crescimento.

“Nas duas vezes que vim na prefeitura fui muito bem atendido por todo pessoal que trabalha aqui, me informaram tudo muito bem, tiraram minhas dúvidas. Foi tudo certinho e bem rápido” comentou Matheus.

Para a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que coordena as atividades da Sala do Empreendedor, o balanço até o momento é muito significativo e indica a atratividade econômica e vocação empreendedora do município.

Para as pessoas que pensam em abrir uma empresa, Matheus comenta “Pesquise antes se é realmente o que quer, e se for, esteja empenhado em investir tempo e dinheiro, principalmente tempo, porque é preciso. E abra a empresa, porque é uma boa ação e é uma boa causa. Será algo seu que você fará crescer e crescerá junto”.

Case de São José dos Campos

O município foi convidado a apresentar o case da Sala do Empreendedor durante audiência pública que aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na última quinta-feira (13). Organizada pela comissão de atividades econômicas, a audiência promoveu o debate de ideias e sugestões para fomentar o Projeto de Lei nº 04/2019 que cria o “Plano Estadual de Desburocratização – Empreenda fácil”.

O Plano visa simplificar e acelerar processos de abertura, licenciamento e fechamento de empresas de baixo e médio risco em até quatro dias, além de melhorar o ambiente empreendedor do estado.

São José dos Campos levou a experiência da Sala do Empreendedor que conta com o menor tempo de abertura de empresas do Brasil e oferece um atendimento de excelência para micros, pequenos e grandes empreendedores desde a consulta de viabilidade, processo de registro e obtenção de licenças para o funcionamento da atividade, até capacitações e assessoria contábil.

Desde 2017, a Sala trabalha com foco na integração e simplificação de processos, em com entidades como Sebrae SP e Assecon (Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos), tendo aumentado a eficiência e gerado benefícios para os cidadãos. Há quase dois anos o município atingiu a marca de menos de 1 dia para abertura de empresas de atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José dos Campos leva apenas algumas horas.

Estiverem presentes na audiência pública representantes da Endeavor Brasil, Sebrae, SESCON-SP, SINDCONT-SP, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, Secretaria de Desenvolvimento SP, Fecomercio, Fiesp e Prefeitura de São José dos Campos.

Prefeito Empreendedor

Em maio deste ano o município também recebeu o reconhecimento do Sebrae conquistando o 2ª lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa estadual, na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”, além de receber o selo Prefeito Empreendedor com o projeto “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, que favoreceu nos dois últimos anos (2017 e 2018), cerca de 13 mil novos empreendedores.

Sala do empreendedor

O atendimento é feito, presencialmente, no Paço Municipal e em plantões itinerantes. Por meio de ferramentas como o Via Rápida Empresa, parceria com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), é possível também ter acesso ao serviço online.

A Sala do Empreendedor funciona no 4º andar Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, Vila Santa Luzia, região central), de 2ª a 6ª feira das 8h15 às 17h, sem interrupção no horário de almoço. Os telefones de contato são 3947-8478 e 3947-8494.

Botão Voltar ao topo