fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional celebra Corpus Christi com missas e procissão

Nascida no século XIII, festa proclama o dogma católico da presença de Jesus no sacramento Eucaristia. (Foto: Victor Hugo Barros)

A solenidade de Corpus Christi é a principal festa eucarística da Igreja Católica. No Santuário Nacional, a data será celebrada na próxima quinta-feira (20) com diversas atividades. O ponto alto das comemorações acontece às 09h, com uma missa solene no Altar Central da Basílica, seguida por uma procissão ao redor do maior templo dedicado à Virgem Maria no mundo.

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, preside a celebração, que será concelebrada por diversos sacerdotes. Após a procissão solene, haverá exposição da Eucaristia na Capela do Santíssimo para adoração dos fiéis até às 17h30.

A expectativa é de que só nesta data, mais de 50 mil devotos marquem presença nas seis missas que acontecem ao longo de todo o dia. Elas ocorrem às 6h45, 9h, 11h, 12h10, 16h e 18h. Todas no Altar Central da Basílica.

Além das celebrações litúrgicas, uma Vigília Eucarística com a oração do terço também acontece no interior do Santuário às 14h. Também a partir das 14h, cerca de 30 sacerdotes estarão disponíveis para atendimento das Confissões no subsolo da Basílica até às 16h.

Corpus Christi – A celebração do Corpo e Sangue de Cristo é uma das mais conhecidas do calendário católico. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Em muitos lugares, é comum os fiéis prepararem tapetes com figuras religiosas utilizando diversos materiais.

A festa de Corpus Christi nasce por volta do século XIII. No ano de 1264, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a comemoração por meio da publicação da bula Transiturus, posicionando a festa na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade.

Quando cônego, o pontífice havia acompanhado Santa Juliana de Mont Cornillon, a quem Jesus apareceu em visões, solicitando à igreja uma festa em honra do Santíssimo Sacramento. Anos depois, já eleito papa, Urbano conheceu o Milagre Eucarístico de Bolsena, quando durante a missa, jorrou sangue da hóstia consagrada, pingando sobre o corporal e a pedra do altar da cripta de Santa Cristina, onde era celebrada a Eucaristia.

Segundo relatos da época, ao ver as manchas de sangue nos objetos litúrgicos, o papa se ajoelhou e exclamou: “Corpus Christi”. O próprio pontífice tomou em suas mãos o corporal e, em procissão, o levou até a Catedral de Orvieto, dando origem a procissão pública do Santíssimo pelas ruas. Até hoje, a pedra do altar está exposta na Basílica de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália. Já o corporal encontra-se na Catedral de Orvieto, também a Itália. Em ambas as relíquias, ainda hoje é possível ver as manchas produzidas pelas gotas de sangue.

Botão Voltar ao topo