fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Rio Paraíba é tema do VI Encontro de Educadores em Jacareí

“Um olhar sobre nosso Rio” é o tema do VI Encontro de Educadores em Defesa ao Rio Paraíba do Sul, que iniciou nesta terça-feira (11) e continua nesta quarta-feira (12) no EducaMais Jacareí. (Foto: Divulgação/PMJ)

“Um olhar sobre nosso Rio” é o tema do VI Encontro de Educadores em Defesa ao Rio Paraíba do Sul, que iniciou nesta terça-feira (11) e continua nesta quarta-feira (12) no EducaMais Jacareí, para professores, educadores, ONGs, estudantes, líderes comunitários e pessoas interessadas. O evento faz parte da Semana Integrada de Meio Ambiente (SIMA) que vai até o dia 14.

O vice-prefeito Edgar Sasaki deu as boas-vindas ao público presente e destacou a importância do encontro. “Estamos falando de Educação Ambiental, do nosso Rio Paraíba, que é a nossa vida. Todos nós dependemos de água. Jacareí cumpre hoje um trabalho na questão da água, com o projeto ‘Renascentes’, na composição das nascentes do município”, ressaltou, lembrando ainda que Jacareí possui no momento 66 obras de saneamento básico.

O secretário de Meio Ambiente Júlio Pires parabenizou a todos pela presença e pela disposição em discutir este assunto, “que é tão importante e precisa de reflexão com qualidade”. Já a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino destacou que todos os momentos são de aprendizagem. “Quando se fala em educação, o grande desafio é aproximar a teoria da prática. Falar de Meio Ambiente é muito bonito, mas tem que fazer acontecer, principalmente com as nossas crianças e jovens. Teoria e prática tem que andar juntas”.

O coordenador da Câmara Técnica do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-OS) Duva Brunelli agradeceu a parceria com a prefeitura. Questionou: “Quantos de vocês tem o hábito de olhar para os nossos rios? A gente deveria ter este hábito diariamente. O Rio é um ser vivo que pede a nossa ajuda. É muito comum as nossas bacias passarem por maus tratos. Vamos estender a mão e ajudar”.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-OS). A abertura, nesta terça (11), contou ainda com estandes de uma Campanha sobre o Correto Descarte de Resíduos, Doação de Mudas, Painéis e Apresentação de projetos ambientais da FATEC/ETEC Jacareí, Troca de livros, Registro Geral de Animais e Apresentação de Tecnologias Ambientais de baixo custo de Suzano.

Foram ministradas as palestras “Reflexões em defesa ao Rio Paraíba do Sul” com a bióloga Rita Mendonça – Instituto Romã, Apresentação do “ProMEA – Programa Municipal de Educação Ambiental” com a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ana Quina, “A gestão de resíduos sólidos e seus possíveis impactos nos recursos hídricos” com o professor Luis Gustavo Galhardo Mendes – Fatec Jacareí, “Defesa da água e a importância do Rio Paraíba para o abastecimento da cidade” com o biólogo analista de Saneamento do SAAE Fábio Henrique do Carmo, Apresentação do “Projeto Pingo d’água” – EMEF Prof.ª Célia Guedes – Secretaria de Educação e Apresentação Cultural do Grupo “Colcha de Retalhos”.

Inscrições – Nesta quarta-feira (12), o VI Encontro de Educadores em defesa ao Rio Paraíba do Sul – “Um olhar sobre nosso Rio” continua com a realização das oficinas. As inscrições estão abertas pelo link http://educadores2019.jacarei.sp.gov.br/.

As oficinas, nos períodos manhã e tarde, serão realizadas nas salas do EducaMais Jacareí. Confira os temas: Compostagem, Espaços Educadores Sustentáveis, Construção de Cenários Participativos, Caminha Pet com materiais reaproveitáveis, Práticas pedagógicas nas diversas disciplinas desenvolvidas no projeto de horta e fungicultura nas escolas e resultados obtidos, PANC’S – Plantas Alimentícias não convencionais, Pluviômetro de Garrafa PET, Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas, Rochas e Conservação dos Recursos Hídricos, Técnicas de Contação de Histórias a partir da crônica O Rio Paraíba do Sul.

Dia 14 – A Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) vai até o dia 14, encerrando com a “Trilha e Vivência Sensorial” no Viveiro Municipal “Seo Moura” – NEA/Núcleo de Educação Ambiental, das 8h30 às 11h. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade, com ações dirigidas à comunidade e à conscientização das pessoas. A programação está no site www.jacarei.sp.gov.br.

Botão Voltar ao topo