Rede Mundial de Oração pelo Papa realiza romaria à Aparecida

Share:
Peregrinação marca o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, devoção cultivada pela Rede de Oração. (Foto: Beatriz Nery)

Composta pelo Apostolado da Oração e pelo Movimento Eucarístico Jovem, a Rede Mundial de Oração pelo Papa realiza no próximo fim de semana (08 e 09) sua romaria ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). A extensa programação conta com momentos de oração, palestras, missas na Basílica, procissão, e a oração do terço. A peregrinação acontece há mais de 40 anos no mês de junho e reúne os membros da Rede no principal templo católico do país.

A escolha da data não acontece por acaso. Na tradição católica, o sexto mês do ano é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, devoção cultivada pelos participantes do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico.

A programação da Romaria se inicia às 8h do sábado (08), no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional. Palestras e momentos de oração acontecem no espaço até o fim da tarde. Ainda neste dia, uma missa às 18h reúne todos os membros da Rede de Oração ao redor do Altar Central da Basílica. Depois da celebração, uma procissão luminosa percorre os pátios ao redor da Basílica, se encerrando com um terço na Tribuna Papa Bento XVI.

No domingo (09), a programação continua no Auditório Padre Noé Sotillo às 8h. A romaria chega ao fim com uma missa às 10h no Altar Central da Basílica. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava (PR), Dom Antônio Wagner da Silva. Antes da cerimônia, 170 bandeiras vão ingressar no interior do maior templo dedicado à Virgem Maria no mundo.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das devoções mais conhecidas da Igreja Católica. Entre os devotos famosos desta invocação cristológica está o Papa Francisco. Ao longo de seu pontificado, Bergoglio reafirmou diversas vezes seu apreço ao Coração de Jesus, chamado pelo chefe da Igreja Católica de “o símbolo por excelência da misericórdia de Deus; mas não é um símbolo imaginário, é um símbolo real, que representa o centro, a fonte da qual surgiu a salvação para toda a humanidade”.

Em 2014, o Papa Francisco, por meio da Rede Mundial de Oração pelo Papa, confiou ao Apostolado da Oração e ao Movimento Eucarístico Jovem a função de rezar pelo seu pontificado. Ambos os grupos têm como base a espiritualidade do Coração de Jesus e o culto eucarístico, além do serviço à comunidade.