fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto Ecoagentes Mirins da Suzano apresenta tecnologias sustentáveis em Jacareí

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano em Jacareí (SP), participou com os alunos do Projeto Ecoagentes Mirins do 6º Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul e apresentou para cerca de 300 educadores, soluções para o tratamento de efluentes e tecnologias capazes de evitar a contaminação do rio pelo esgoto. (Foto: Divulgação)

Alunos do Projeto Ecoagentes Mirins, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano em Jacareí (SP), tiveram a oportunidade de mostrar o conteúdo aprendido nos encontros durante o 6° Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, promovido nesta semana pela Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí e pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS).

No estande da Suzano no evento, realizado no EducaMais Jacareí, os alunos Julia Martins Sidenko, Carlos Henrique Vieira da Anunciação e Maria Eduarda Pereira Ribeiro fizeram apresentação para cerca de 300 educadores, mostrando soluções para o tratamento de efluentes e captação de água de chuva, que podem ser implantadas em casa. Enfatizaram como levar as tecnologias ambientais de baixo custo para locais que não possuem sistema de saneamento, evitando assim a contaminação do rio por esgoto e a reutilização de água.

“Gostei bastante de participar. Apresentamos as maquetes de tecnologias ambientais de baixo custo para vários professores e muitos não conheciam”, contou Julia, de 9 anos, que tem uma cisterna em casa, a qual foi implantada pelo Projeto EcoAgentes Mirins e também destacou que ensina para os familiares e vizinhos dicas para separação adequada de resíduos.

Para Carlos Henrique, de 10 anos, a participação em um grande evento foi desafiadora. “No começo, estava um pouco nervoso, mas depois foi tranquilo. Foi uma surpresa tanta gente. Falamos sobre uso de cisterna, fossa biosséptica e tratamento de água cinza”, disse.

O NEA participou de todas as edições do evento e, pela primeira vez, levou alunos do Ecoagentes Mirins. A iniciativa fez parte da Semana do Meio Ambiente, que neste ano teve como tema “Em Defesa do Rio Paraíba do Sul”, com uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Outra ação promovida pelo NEA no encontro foi uma oficina de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que mostrou algumas espécies, formas de consumo e benefícios para uma alimentação saudável.

Botão Voltar ao topo