fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Oficina de produção de pomada com erva baleeira é realizada em Ilhabela

A oficina, resultante de uma união entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, foi ministrada pela farmacêutica da rede municipal, Brenda Maura. (foto: Divulgação/PMI)

O Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela, foi palco, recentemente, para uma oficina de pomada com a conhecida erva baleeira (Cordia verbenacea).

A oficina, resultante de uma união entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, foi ministrada pela farmacêutica da rede municipal, Brenda Maura. O objetivo, segundo a organização, foi promover o uso de ervas medicinais, sendo a matéria-prima nativa da Mata Atlântica e facilmente encontrada na cidade.

Funcionários das pastas envolvidas e moradores participaram da atividade que contou, além da oficina, com caminhada pelo Viveiro e pela trilha do Parque das Cachoeiras, onde aprenderam a identificar as principais ervas medicinais.

“A erva baleeira possui propriedades medicinais anti-inflamatórias e analgésicas, por isso seu uso na forma de pomada alivia dores. As pomadas foram produzidas com materiais de baixo custo e fácil acesso para que todos pudessem produzir em casa”, destacou a funcionária do Meio Ambiente, Mariana Ferraz.

Todos os presentes na oficina participaram ativamente da produção das pomadas, que puderam levar para suas casas junto com o passo a passo para produção caseira e informações gerais sobre o uso do medicamento.

Botão Voltar ao topo