fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Museu de Caraguá recebe lançamento de catálogo e palestra

(Foto: JC Curtis/Fundacc e Artes/Fundacc)

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe na quarta-feira, dia 26, às 15h, o lançamento do catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado em Jacareí. A palestra ‘Redescobrindo o MAV’ será ministrada por Cinthia Mayumi Aizawa, autora do catálogo e é aberta ao público.

‘Redescobrindo o MAV’ tratará sobre todo o projeto, o financiamento viabilizado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural Editais, o processo de pesquisa e de seleção das peças do acervo do museu e contará, ainda, com os depoimentos dos artistas e funcionários que ajudaram a contar esta história. Um exemplar da publicação será distribuído gratuitamente para cada ouvinte.

Segundo a autora, o catálogo foi feito visando garantir o principal aspecto da preservação que as peças possam ter, isto é, seu registro para que sejam testemunhos históricos das memórias Vale-Paraibanas.

Além dessa função premente, servirá também para divulgar o acervo do museu para que todos possam tomar conhecimento das peças de imenso valor histórico e artístico que ele abriga e para que, futuramente, as peças possam protagonizar exposições, pesquisas ou apenas proveitos estéticos.

O catálogo é organizado a partir da seleção de 917 peças já catalogadas que compõem o acervo e estão subdivididas nos temas: arqueologia, arte popular, arte sacra, etnografia, mobiliário e pinacoteca.

Sobre a autora

Cinthia Mayumi Aizawa é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), trabalha na área de conservação e restauração e é proprietária da empresa Mayumi Restauro, que realiza trabalhos desde a catalogação e o inventário de obras até intervenções conservativas em objetos artísticos, históricos e memoriais.

De sua produção, destacam-se os trabalhos de pesquisa que desenvolveu junto à Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp): ‘Preservação dos patrimônios históricos de Jacareí: o religioso, o industrial e o nobre’, no qual o MAV já era seu objeto de estudo, e que se desdobrou para o trabalho de conclusão de curso, defendido para obtenção do grau de bacharela em História da Arte, intitulado “A Atuação do CONDEPHAAT na cidade de Jacareí/SP: análise dos processos de tombamento”.

Serviço:

‘Redescobrindo o MAV’

Dia: 26/6, quarta-feira

Hora: 15h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9188

Botão Voltar ao topo