fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ministério da Defesa comemora 20 anos em solenidade em Brasília

Bolsonaro participou da cerimônia. (Foto: Alexandre Manfrim/MD)

Na segunda-feira (10), ocorreu a cerimônia comemorativa aos 20 anos do Ministério da Defesa (MD), no Clube Naval de Brasília. Estiveram presentes o Presidente da República, Jair Bolsonaro, Vice-Presidente, Hamilton Mourão, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, além dos ministros de Estado da Economia, da Infraestrutura, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Minas e Energia, do Desenvolvimento Regional, da Controladoria-Geral da União, das Relações Exteriores e os Chefes da Casa Civil e da Secretaria de Governo da Presidência.

Para o Ministro Fernando Azevedo, é preciso fomentar uma cultura de Defesa, inspirar novos interlocutores ao debate e à reflexão, quer seja no Governo, no Congresso, no Judiciário, na Academia ou na sociedade civil. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que ajudam a fazer um Ministério melhor ao longo dos 20 anos. “Sabemos que uma instituição é o reflexo das pessoas que nela se encontram e trabalham. Reconhecemos cada um dos nossos servidores, civis e militares, de ontem e de hoje, que se entregaram de corpo e alma a este compromisso”, ressaltou.

Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. (Foto: Alexandre Manfrim/MD)

“Nesses últimos 20 anos, o MD mostrou o Brasil ao mundo, obediente aos princípios constitucionais que regem nossas relações internacionais. Consolidou uma diplomacia preventiva, que privilegia a solução pacífica das controvérsias. Hoje, somos reconhecidos mundialmente por nossa atuação em missões de paz”, destacou também em seu discurso.

Na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou os 20 anos do MD e agradeceu ao trabalho do ministro Fernando Azevedo, que “dá a certeza que juntos, cada vez mais, colocaremos o Brasil no lugar de destaque que merece”.

A solenidade também contou com os Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, e com o Secretário Geral da Pasta e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Ordem do Mérito da Defesa
Na ocasião, ocorreu a cerimônia da imposição da Ordem do Mérito da Defesa (OMD). Criada em 2002, a condecoração premia personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao MD ou as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). A insígnia também homenageia militares que se distinguiram no exercício da profissão e, excepcionalmente, organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes.

Subtenente Wiiliam Cesar do Nascimento. (Foto: Alexandre Manfrim/MD)

Para o agraciado Subtenente Wiiliam Cesar do Nascimento, receber a OMD é um reconhecimento pelo bom serviço prestado nos cinco anos que serve no Ministério da Defesa. “É sempre bom ser reconhecido. A gente como militar, se sente lisonjeado e com o sentimento de continuar cumprindo nosso dever da melhor forma possível”, contou.

Ao todo, foram 231 agraciados, entre ministros, militares e civis, e três organizações das Forças Armadas, o Comando da Tropa de Desembarque, o Comando Militar do Norte e o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.

Botão Voltar ao topo