Festa de Santo Antônio em Caraguá tem caminhada penitencial e missa campal

Por: Share:
(Foto: Divulgação/PMC)

Como parte da programação da 166ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba, no próximo domingo, dia 9, tem a tradicional caminhada penitencial ao Morro de Santo Antônio e missa campal.

A saída da Igreja Matriz será às 8h, com a subida pela estrada que dá acesso ao Morro e a Missa Campal será às 10h. Ao término, o Padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, deve pular de paraglider com a imagem peregrina do Padroeiro, para abençoar a cidade do alto.

No dia 13, dia do Padroeiro, haverá a cerimônia de Elevação da Paróquia em Santuário Diocesano. O Ato Cívico marca o início da Celebração às 8h, seguido de uma Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada por Padre Beto, com a presença de autoridades eclesiais e civis.

Ainda nesta data, o público poderá conferir o resultado das obras de adequação da Igreja, como a cúpula, um novo Relicário para expor de forma permanente a Relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do santo), além dos vitrais doados por famílias devotas.

Ainda no dia 13 devem ser distribuídos mais de 17 mil pães de Santo Antônio, sendo 10 mil só na Missa e Procissão do Padroeiro. Também tem o Bolo de Santo Antônio e as medalhinhas colocadas em meio ao recheio. De acordo com a tradição, quem acha o pedaço do bolo “premiado” tem sua graça alcançada.

No dia 15, às 11h, será realizado o Casamento Comunitário, onde também haverá o Bolo de Santo Antônio.

Durante todos os dias da festa tem som ambiente na praça de alimentação. Às sextas-feiras, a partir das 20h30, o Prata da Casa especial conta com a apresentação de artistas locais na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Aos sábados, mesmo horário e local, o som é com a Banda Municipal Carlos Gomes.

A parte social da Festa de Santo Antonio é organizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O Show de Prêmios segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, com quermesse, diversos quitutes, entre eles, o já conhecido bolinho caipira e muitos prêmios, como um carro e duas motocicletas zero km e R$13 mil em dinheiro.

A Paróquia de Santo Antonio fica na Praça Dr. Cândido Mota, 35, Centro. Mais informações (12) 3883.6688ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Serviço

166ª Festa Social de Santo Antônio – Padroeiro de Caraguatatuba

Festa Social

Até 30/6

Apresentações Musicais

Prata da Casa Especial

Às sextas-feiras – 20h30

Banda Municipal Carlos Gomes

Aos sábados – 20h30

Rito Religioso/Inauguração

09/06 – Caminhada Penitencial

8h – Saída da Igreja Matriz

10h – Missa Campal – Morro Santo Antônio

13/6 – Dia do Padroeiro

8h – Ato Cívico

9h – Santa Missa de Elevação – Dedicação da Igreja e do Altar

18h – Santa Missa e Procissão em honra ao Padroeiro – (Pães e Bolo de Santo Antônio)

15/6 – Casamento Comunitário

11h – Após a Celebração – Bolo de Santo Antônio