fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Ex-combatente da FEB iniciou sua vida no Exército em Pindamonhangaba

Alegre, carismático e brincalhão. Esse é seu Florentino Zandonadi. Com 96 anos de idade, completados no dia 3 de fevereiro de 2019, o capixaba de Conceição de Castelo, pai de 7 filhos, carrega na alma e em seu coração, histórias de superação e de luta, e quando digo de luta, é luta mesmo, de guerra, no caso, a 2ª Guerra Mundial, um dos mais horrendos capítulos da história da humanidade, onde os países Aliados lutaram em uma batalha sangrenta com os ditos países do Eixo entre 1939 e 1945.

Zandonadi é integrante da FEB – Força Expedicionária Brasileira. Ele foi um dos mais de 25 mil brasileiros que deixaram seu país para combater as forças inimigas na Itália nos idos de 1944. No posto de 1º Ten FEB, Zandonadi lembra de muitas histórias, de muitos momentos marcantes de uma vida dedicada ao Exército Brasileiro.

A história desse homem que lutou em prol do próximo e pela liberdade que temos hoje, começou em Pindamonhangaba, história que poucos sabem. Ele iniciou sua vida militar em 1940 no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, antiga unidade do Exército Brasileiro, onde atualmente, está sediado o 2º Batalhão de Engenharia de Combate.

Entrevista aconteceu em frente ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate, em Pindamonhangaba. (Foto: Sérgio Ribeiro/PortalR3)

No dia 14 de junho, convidado pelo coronel Conrado, comandante do Batalhão Borba Gato e por Maidel Branco, presidente do Grupo Febiano Montese, ele, acompanhado da esposa, esteve em Pindamonhangaba para contar um pouco da sua história ao PortalR3 num bate-papo descontraído em frente ao monumento que homenageia à FEB no 2º Batalhão de Engenharia de Combate. A entrevista completa você confere no vídeo acima.

Veja também

Botão Voltar ao topo