fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Encontro em São José debate exportação e importação

É possível deixar as pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba mais próximas do mercado internacional? Que benefícios fiscais e mecanismos de financiamento existem para isso? A inserção no comércio mundial está restrita às grandes empresas?

Para responder essas e outras questões estratégicas, a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos realiza no próximo dia 4 de julho o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo, no Auditório do Hyde Park, no Jardim Aquárius, zona oeste da cidade. Realizado em parceria com o Rebouças Consultoria Tributária, o evento tem apoio do Citibank e da Prefeitura de São José dos Campos, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

A meta da ACI é colocar as empresas da RMVale, em especial as PMEs, em contato direto com especialistas das áreas tributária e aduaneira, debatendo os caminhos existentes para a inserção dessas empresas no mercado internacional.

— Entre janeiro e maio deste ano, mais de 300 empresas instaladas na RMVale realizaram operações de importação e exportação. Na sua maioria foram empresas de grande porte. A ausência de pequenas e médias empresas mostra que existe uma grande oportunidade de novos mercados para esse setor, chance que precisa ser explorada – disse o presidente da ACI, Humberto Dutra.

Para José Eduardo Leal Rebouças, da Rebouças Consultoria Tributária, além de olhar para esse mercado potencial de negócios, o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo também vai servir para uma reflexão sobre as razões dessa participação tão pequena das PMEs da região no mercado internacional. “A nosso ver são três as causas principais disso: a falta de conhecimento dos procedimentos, benefícios fiscais e dos mecanismos de financiamento relacionados à exportação; a uma infraestrutura portuária insuficiente; e a custos ainda elevados de logística”, disse.

Mas não é só. Além das PMEs, a meta da ACI é atrair as grandes empresas, empresas especializadas em exportação e importação, agentes aduaneiros e integrantes da cadeia de infraestrutura do setor.

Para analisar esse mercado, seus desafios e seus obstáculos, o 1º Encontro de Exportadores e Importadores do Vale do Paraíba Competitivo vai debater benefícios fiscais da exportação, operações de câmbio, aplicação e utilização dos Regimes Aduaneiros Especiais, perspectivas e oportunidades dos modais aéreo, ferroviário e marítimo, além de contar com especialistas como Adriano Marques Milani, do Citibank, Fernando Tozzi, ex-auditor da Receita Federal, Israel Geraldi, professor da PUC Campinas e especialista em engenharia em comércio exterior, e Carlos Haroldo Novak, superintendente da Infraero no Aeroporto Internacional de São José dos Campos, entre outros. O encontro vai ser realizado das 14h às 18h30 do dia 4 de julho e espera reunir 220 pessoas.

Mercado

A RMVale tem lugar destacado na balança comercial brasileira. Responsável por 5% do PIB de São Paulo, a RMVale tem 12 municípios entre os campeões em exportação no Estado com destaque para São José dos Campos, Ilhabela, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e São Sebastião. Em 2018, a RMVale exportou US$ 11,7 bilhões e marcou o recorde dos últimos 22 anos, de acordo com o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Inscrições gratuitas que podem ser feitas na sede da ACI São José dos Campos ou pelo site: https://www.sympla.com.br/encontro-de-exportadores-e-importadores-do-vale-do-paraiba-competitivo__555212.

Botão Voltar ao topo