fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com apoio da EDP, Festival de Fado chega a São Paulo e Rio de Janeiro

Espetáculos acontecem entre 8 e 11 de junho e têm como objetivo promover a cultura lusófona e estimular o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. (Foto: reprodução)

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, é a principal apoiadora do Festival de Fado, que passará nos dias 8 e 9 de junho pela cidade do Rio de Janeiro e nos dias 10 e 11 por São Paulo.

O Festival de Fado tem como objetivo promover a cultura lusófona, além de estimular a criatividade e as manifestações culturais e artísticas entre Portugal e Brasil. O evento contará com dois dos nomes mais importantes do gênero musical na atualidade, Carminho e António Zambujo.

Carminho é considerada a grande voz da nova geração do fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional. Filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, começou a cantar aos 12 anos e nunca mais parou. Nas apresentações, a cantora apresentará seu novo álbum “Maria”. É a segunda vez que a artista vem ao Brasil a convite da EDP. No último ano a cantora participou do concerto “Letras de Luz”, na sala São Paulo, cantando ao lado de Gilberto Gil, para comemorar os 10 anos do Instituto EDP.

Já António Zambujo foi eleito como melhor intérprete masculino de fado pela Fundação Amália Rodrigues em Lisboa. O cantor tem uma carreira de sucesso na música portuguesa, e revisita, além do tradicional fado, outros arranjos acompanhados por guitarra portuguesa, contrabaixo e piano.

De Casablanca a Sevilha, passando por Santiago do Chile, Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Bogotá, Madri e Barcelona, em 2019 a música de António Zambujo viaja além-fronteiras, no âmbito do Festival do Fado.

Paixão pela arte, música e cultura
A valorização da língua portuguesa é uma das principais bandeiras da EDP, que garantiu o maior patrocínio à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo: um investimento de R$ 20 milhões até 2019.

No primeiro trimestre desse ano, a Companhia também anunciou o patrocínio de 12 milhões de reais para a restauração do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013. A iniciativa será realizada por meio do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em um contrato com a Universidade de São Paulo (USP).

No campo musical, a EDP desenvove no Brasil o concurso musical EDP Live Bands, que, neste ano, em sua 4ª edição, premiou a banda mineira ETC. Como reconhecimento, o grupo se apresentará no NOS Alive’19, um dos maiores festivais de música da Europa, que acontece de 11 a 13 de julho em Lisboa, além de gravar seu próprio CD com a gravadora Sony Music.

Festival Luso-Brasileiro
Dedicado ao tema “Fado e outras Músicas”, o Festival pretende mostrar a interação do Fado com outros géneros poético-musicais nacionais e internacionais. O evento dedicará sua edição a uma viagem por um percurso mágico de dois séculos de constantes mudanças, feito da junção do fado com outras músicas.

A globalização do Fado teve início em 2013, com sua primeira edição nas cidades do Rio e São Paulo e regressa agora com a divulgação de novos espetáculos, uma conferência, uma aula master de guitarra portuguesa, filmes e uma exposição com o selo de qualidade do Museu de Fado de Lisboa. O Festival, que nasceu em 2011 em Madrid será realizado este ano em mais 12 metrópoles da Europa, África e da América Latina.

Serviço:
Festival de Fado – António Zambujo

8 de junho (19 horas) – Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 5300 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
10 de Junho (20 horas) – Teatro Opus – São Paulo – Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros

Festival de Fado – Carminho
9 de junho (19 horas) – Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 5300 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
11 de junho (20 horas) – Teatro Opus – São Paulo – Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros

Botão Voltar ao topo