fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá: Banco de Alimentos promove curso de reaproveitamento de alimentos

(Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, deu continuidade ao cronograma especial para a Semana do Meio Ambiente.

Na quarta-feira, dia 5, foi realizado o curso de Aproveitamento Integral e Reaproveitamento de Alimentos no Banco de Alimentos de Caraguatatuba. Com o objetivo de combater a fome, valorizar a agricultura familiar e realizar atividades de educação nutricional no município, a entidade tem parceria com supermercados e pequenos agricultores para receber doações, principalmente de hortifruti.

O curso foi ministrado pela Coordenadora do Banco, Paula Almeida, que também é nutricionista. Com o intuito de aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, os participantes aprenderam sobre a importância da segurança alimentar, higienização correta dos alimentos e viram dados relacionados ao consumo e desperdício no Brasil. Além de ter uma visão direcionada para a boa prática ambiental ao reaproveitar as sobras, eles puderam provar receitas feitas com os resíduos de alimentos que normalmente vão para o lixo, como talos e casca de batata.

Paula lembra que o curso de reaproveitamento é significativo para mostrar à população a importância de reaproveitar todo o alimento, além de promover a economia familiar. “A maioria das pessoas não aproveita todo o alimento, tirando a casca e a folha. Quando você o usa integralmente, você adquire mais nutrientes, além de promover uma melhor qualidade de vida.”

Para Graziela Alves Rodrigues, participante, o curso foi importante para dar novas visões sobre o reaproveitamento dos alimentos e evitar o desperdício. Ela conta que em casa não costuma reaproveitar as sobras, mas que a partir de agora irá desenvolver o que aprendeu no curso. “Eu não tinha tanto conhecimento sobre o aproveitamento, mas agora já vou colocar em prática” comenta.

Os interessados em fazer doações podem procurar a equipe do Banco de Alimentos para firmar parceria, por meio de contratos, assegurando receptor e doador. Mais informações pelo telefone (12) 3887-3551; e-mail [email protected] ou na sede à Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287, bairro Jardim Britânia.

Botão Voltar ao topo