Capacitação sobre Autismo tem inscrições abertas em Caraguá

Por: Share:
(Foto: Claudio Gomes/PMC)

Profissionais, familiares, instituições e cuidadores de pessoas com autismo podem participar nos dias 3 e 4 de julho da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

O evento será dividido em dois dias para receber públicos diferentes. Na quarta-feira (03/07), das 8h às 12h, no Teatro Mario Covas, será destinada às instituições, educadores, escolas, profissionais de saúde e pesquisadores.

Já no dia 04/07 (quinta-feira), a capacitação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h, sendo destinada aos familiares e cuidadores de pessoas com autismo.

A palestra será ministrada pela psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão.

A capacitação tem o objetivo de apresentar e discutir tópicos fundamentais nas questões clínicas, abordagens terapêuticas e desenvolvimento da criança com autismo, especialmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento. A proposta é trazer mais esperança às famílias, comunidade escolar e terapeutas que atuam com este público.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A emissão de certificado é opcional, sendo cobrada uma taxa de R$ 8, caso o inscrito opte para receber o certificado do curso. Inscrições para o dia 03/07, no link: https://tinyurl.com/y6r3ajau; e para o dia 04/07 no endereço: https://tinyurl.com/y36qfpeg.

Conteúdo programático do curso – Introdução; definição e caracterização; problemas de comunicação, de interação social e de comportamento; atenção compartilhada; dificuldades em habilidades cognitivas; dificuldades em habilidades de teoria da mente; como a análise aplicada do comportamento pode ajudar pais e familiares; uso de estímulos visuais para o estabelecimento de rotina e instruções diárias; orientações a pais para manejo de comportamentos inapropriados baseados na análise do comportamento.