fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos da Etec de Guaratinguetá reutilizam lixo eletrônico no TCC

Projetos com resíduos coletados pelos estudantes colaboram com meio ambiente e baixam custo das invenções apresentadas ao final dos cursos. (Foto: Divulgação)

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Alfredo de Barros Santos, localizada em Guaratinguetá, na Região de São José dos Campos, estudantes utilizam lixo eletrônico no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Desde 2013, alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Mecânica são incentivados e orientados a levar para a Etec os resíduos que eles próprios produzem em casa. O objetivo é reaproveitar materiais para, além de evitar o descarte inadequado, baratear a montagem dos equipamentos, aparelhos e outras invenções apresentadas ao final dos cursos.

De acordo com a professora de TCC das duas habilitações técnicas, Fátima Peixoto, 80% dos componentes de um celular, por exemplo, podem ser reciclados. “Os estudantes começam a participar do projeto desde o primeiro módulo do curso, com a coleta do material. Com essa iniciativa eles aprendem a importância do reaproveitamento e de se criar uma sociedade sustentável.” No curso de Eletromecânica, os jovens também precisam entregar um estudo de impacto ambiental dos seus trabalhos.

Equipamentos e materiais como computadores, televisores, pilhas e baterias passam por uma triagem na Etec. As partes reutilizáveis são direcionadas ao almoxarifado da unidade para serem utilizadas nos projetos dos formandos. Já o que não for aproveitado é descartado no ecoponto da cidade.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, estão um filtro de água que se reabastece automaticamente e uma plataforma elevatória para acessibilidade de cadeirantes. Logo depois de aprovados pela banca avaliadora, os protótipos apresentados são desmontados para continuar o ciclo de reaproveitamento.

Botão Voltar ao topo