fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital Universitário de Taubaté completa um mês com maior oferta de leitos

O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) completa o primeiro mês de operação com aumento de 23,5% da oferta de leitos para pacientes internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

Balanço preliminar divulgado pela Secretaria de Saúde indica que foram geradas em abril 170 vagas para o antigo Hospital Universitário.

Em maio, quando a UPA Infantil foi incorporada ao HMUT, o total de vagas cedidas chegou a 210. O destaque de maio fica para a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que mais que dobrou no período (alta de 116,6%).

O levantamento indica que o HMUT consolida sua vocação como equipamento de saúde voltado aos pacientes taubateanos, ao mesmo tempo em que mantém as pactuações em nível regional.

O HMUT passa agora por um processo de revitalização com recursos da Prefeitura de Taubaté. Entre as obras em execução estão melhorias estruturais, pintura e iluminação. As obras do setor anexo ao hospital (antigo Hemonúcleo) estão em fase final e a próxima etapa será a entrega de mais 30 leitos de clínica médica e 10 de UTI.

Administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o HMUT conseguiu manter desde o início de seu funcionamento os procedimentos e atendimentos já pré-agendados.

A administração também conta com o apoio da equipe de servidores, mantida em praticamente sua integralidade, para garantir um atendimento de qualidade e 100% SUS à população.

Regulação
Pacientes oriundos das UPAs de Taubaté têm suas internações diretamente reguladas pela Secretaria de Saúde do município. A unidade continua como referência para internação de pacientes de cidades da região, conforme pactuação com a Direção Regional de Saúde (DRS).

A internação dos outros municípios está mantida por meio da regulação da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema Cross Estadual).

Entre as atividades previstas pela Secretaria de Saúde de Taubaté para a gestão do HMUT está a utilização da estrutura do hospital para mutirões de cirurgias (hérnias, cirurgia ginecológicas, vasculares e outras) como um complemento às demandas da Policlínica de Especialidades.

A gestão do HMUT também manteve as atividades de ensino, pesquisa e extensão praticadas junto aos alunos da graduação e pós graduação da Universidade de Taubaté (Unitau).

Botão Voltar ao topo