World Rugby anuncia calendário de jogos para o U20 Trophy, que ocorrerá no Brasil

Por: Share:
País recebe pela primeira vez o torneio mundial juvenil de Rugby XV, que terá sede em São José dos Campos. (Foto: João Neto/Fotojump)

Os grupos e o cronograma de jogos foram confirmados para o World Rugby U20 Trophy 2019, que será realizado em São José dos Campos, São Paulo, de 9 a 21 de julho. A 12ª edição do torneio mundial juvenil tier 2 conta com oito times que disputarão uma vaga no U20 Championship, no qual jogam as principais equipes sub-20, que é a elite do rugby nessa categoria.

O formato da competição envolve dois grupos de quatro equipes, que competirão em três dias na fase de grupos (9, 13 e 17 de julho) antes da final, marcada para 21 de julho.

Veja aqui mais detalhes sobre os jogos, datas e horários:

O campeão de 2017, o Japão, que foi rebaixado do U20 Championship no ano passado, enfrentará o Quênia, Uruguai e EUA ou Canadá no Grupo A, com o representante norte-americano sendo decidido por um play-off de dois jogos, em 4 e 8 de junho em Victoria, Canadá. Já o Brasil fará sua primeira participação no U20 Trophy e enfrentará Portugal, Hong Kong e Tonga, no Grupo B.

Todos os jogos vão ocorrer no Estádio Martins Pereira, que já acolheu várias partidas das últimas edições do Americas Rugby Championship.

O evento marca a primeira vez que o Brasil sediará uma competição global de Rugby XV da World Rugby, após o sucesso notável do torneio de Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A competição também é plataforma de desenvolvimento para os jovens atletas, que se tornarão as estrelas do futuro em muitos dos países emergentes do rugby. Até o momento, 460 jogadores tiveram sucesso na transição, depois de atuarem no U20 Trophy, e alcançarem o status de jogador sênior.

“Os torneios por faixa de idade proporcionam uma oportunidade de desenvolvimento importante, já que a próxima geração de estrelas tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades em um ambiente competitivo.

Tenho certeza que testemunharemos uma competição de rugby de alta qualidade durante o evento”, comenta o presidente do World Rugby, Sir Bill Beaumont. “O U20 Trophy é um torneio financiado pela World Rugby e, com uma população com mais de 200 milhões de pessoas, em sua maioria apaixonada por esportes, o Brasil é prioridade estratégica de investimento como parte da nossa missão de crescimento do rugby globalmente”, destaca.

O futuro do rugby no Brasil tem potencial, já que recente pesquisa da Ibope Repucom aponta mais de 16 milhões de fãs da modalidade – aqueles que estão “interessados” ou “muito interessados”, tornando o País o sexto maior mercado potencial de rugby do mundo.

“Com a seleção masculina, os Tupis, em 24º no ranking mundial e uma base de fãs em rápida expansão, é um momento emocionante para a modalidade no Brasil. Agradeço à Confederação Brasileira de Rugby e seus parceiros por sediar este importante evento”, acrescenta Sir Bill Beaumont.

Em campo, os Tupis subiram para o 24º lugar após uma série de resultados impressionantes no início do ano, enquanto a seleção brasileira feminina de Rugby Sevens conseguiu a classificação para o circuito mundial, onde joga a elite do rugby, com uma excelente campanha no Hong Kong Sevens Series, em abril deste ano.

As informações sobre ingressos para o U20 Trophy estarão disponíveis em breve.

Sobre a Brasil Rugby e a modalidade:

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Heineken e Correios.

Conta ainda com Total, Deloitte, Alupar, Robert Walters, Cultura Inglesa e Estácio como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países.

No Brasil, são mais de 31,7 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, dentre eles 13,7 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2018.

São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.