VÍDEO: Batalhão Borba Gato comemora 73 anos em Pindamonhangaba

Por: Share:

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato – está comemorando 73 anos, neste dia 15 de maio de 2019. A unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba-SP tem suas origens ligadas ao 5º Batalhão de Engenheiros transferido de Cáceres, no Mato Grosso, para São Paulo, em 1919.

• Confira a galeria de fotos da formatura

O Batalhão Borba Gato foi criado pelo Decreto nº 21.134-A, de 15 de Maio de 1946, sendo atualmente, o único Batalhão de Engenharia do Comando Militar do Sudeste e ao longo dos anos vem construindo ao uma história de trabalho dedicado à várias frentes, incluindo Missões de Paz ao redor do mundo e trabalho social em prol da Comunidade.

Formatura de aniversário de 73 anos do Batalhão Borba Gato. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Para comemorar a data, o comandante da Unidade, tenente-coronel Conrado José Sales Mororó, recebeu autoridades civis e militares e convidados, para uma formatura no pátio interno do Batalhão, iniciada com o canto da canção do Batalhão, seguida de leitura de texto alusivo ao aniversário de 73 anos e, logo após, o comandante e antigos-comandantes, colocaram um arranjo de flores no busto de Manoel de Borba Gato, patrono do 2º Batalhão de Engenharia de Combate.

Flores para Manoel de Borba Gato. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Durante a formatura também foi realizada a entrega de diploma de conclusão do estágio de Aspirante de Serviço Técnico para militar da Unidade. A entrega da boina verde aos soldados incorporados em 2019 e que concluíram com êxito o período de Instrução Básica do combatente da Arma de Engenharia, foi outro momento importante da formatura. Logo após os destaques receberem à frente da tropa suas boinas, todos os demais soldados do contingente 2019, puderam dividir esse momento importante com suas madrinhas e padrinhos.

Soldados destaques da Instrução Básica. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Em outro momento, o tenente-coronel Conrado fez a entrega de diplomas de “Amigos do Batalhão Borba Gato” a diversas pessoas que contribuíram de alguma forma com a Batalhão.

Ex-militares do Borba Gato desfilaram à frente da tropa. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Encerrando a formatura, o coronel falou à tropa enfatizando fatos marcantes da história do Batalhão e ainda destacando a importância dos soldados em receberem suas boinas. A formatura foi encerrada com o desfile da tropa precedida por um pelotão de ex-militares do 2º Batalhão de Engenharia de Combate.