fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vacinação contra febre aftosa e raiva prossegue em São José

Além da vacinação no rebanho sem custos, os produtores passaram a contar com o serviço de preenchimento das guias obrigatórias no Ponto Rural. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos prossegue, até o dia 31 deste mês, com a vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa e raiva.

A vacinação é feita diretamente nas propriedades rurais, sem custo para os produtores. A coordenação da campanha é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

A partir de agora, após a vacinação é prestado ao produtor, no Ponto Rural, o serviço de orientação e preenchimento de Guias de Evolução, para obtenção da “Declaração da Vacinação contra Febre aftosa e do Rebanho”.

Ponto Rural

Para isto, é necessário que o produtor vá até o Ponto Rural com toda a documentação do rebanho. O Ponto Rural fica à rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. O atendimento é gratuito.

Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação até a data estabelecida pela legislação implica em penalidades. Para este ano, o produtor tem até 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão responsável de Defesa Agropecuária.

Doença

A febre aftosa é uma doença viral contagiosa e transmitida ao homem por meio do contato direto com o animal doente ou pelo consumo de leite não pasteurizado proveniente de animal infectado. A raiva bovina é geralmente transmitida pela mordedura de morcegos hematófagos.

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central.

Plantão

Em São Francisco Xavier, o plantão para orientação e preenchimento da Guia de declaração ocorre até o dia 27/05.

Botão Voltar ao topo