fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Uma História Sobre Nós” debate as pluralidades da maternidade contemporânea

(Foto: Renato David Oliveira)

Realizada pela Cia. de Teatro A Blau Quer Falar, a peça “Uma História sobre Nós” reflete sobre os desafios, anseios e pluralidades da maternidade.

Composto por mães-artistas, ou artistas-mães, o grupo teatral aborda a partir de uma narrativa ficcional a realidade do ser mulher mãe nos dias atuais através de uma viagem histórica e contemporânea da vivência materna.

A peça tem estreia no Teatro Colinas no dia 23 de maio e segue apresentações até o dia 30 de junho nos espaços CET – Centro de Estudos Teatrais, CAC Walmor Chagas e Teatro d’Aldeia, em São José dos Campos.

A partir da narrativa de um Arlechin que viaja no tempo e passa por lugares e momentos em que leis dominavam o corpo feminino, “Uma História Sobre Nós” traz diversos elementos que compõe a maternidade, como parto, aleitamento, rupturas,
sexualidade, perdas e lutos. Na trama, um grupo de mulheres mães luta para recuperar o protagonismo, desafiar as convenções e corrigir os nós deste enredo histórico antiquado.

A diretora Adriana Marques monta um mosaico composto pelo depoimento real das atrizes do elenco, que dão um caráter documental ao projeto, pela narrativa de cenas cotidianas e por momentos históricos, onde se revelam situações de imperialismo machista que colocaram a mulher em situação de extrema submissão.

Na produção se reúnem as atrizes Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio, que interpretam texto de Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar. Para completar a equipe repleta de força feminina estão a produtora Marcella Arnulf, a iluminadora Camila Andrade, a musicista e preparadora vocal Ligia Kamada, a cenógrafa e figurinista Letícia Regina, a técnica de som Sabrina Alvez e a preparadora corporal Giulia Scarpa. O projeto conta ainda com patrocínio da ABACE – Associação Buriti de Arte Cultura e Esporte, ONG do ator Fábio Porchat.

“O espetáculo ‘Uma História Sobre Nós’ apresenta um mosaico de cenas que nos leva a ‘tirar o véu’ da fantasia do ‘ser mãe sacralizado’, e procura mostrar uma maternidade mais consciente, em que vemos além do amor incondicional também as
inseguranças, medos e dificuldades encontradas”, relata a diretora Adriana Marques.

A multiplicidade da mulher que carrega consigo ser mãe, profissional, amante, entre tantas outras “funções” é, assim, tema e gatilho para as tantas questões que o universo materno carrega em si.

Os relatos dados pela dramaturgia e pela construção do projeto abrem diálogo para as emoções conflitantes que geralmente não são vistas ou reconhecidas à parte do universo materno. “Uma História Sobre Nós” demonstra e instiga a capacidade da mulher em lidar com os diferentes caminhos e aspectos da maternidade, se multiplicando através de um palco e muitas vozes.

SERVIÇO:

23 de maio, às 20h

Teatro Colinas

Shopping Colinas

Av. São João, 2200 Jardim das Colinas, São José dos Campos

1 de junho às 21h e 2 de junho, às 20h

CET – Centro de Estudos Teatrais Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Av. Olivo Gomes, 100 Santana, São José dos Campos

08 e 09 de junho, às 20h
CAC Walmor Chagas R. Netuno, 41

Jardim da Granja, São José dos Campos

29 e 30 de junho, às 20h
Teatro d’Aldeia

Av. Lisboa, 85 Jardim Augusta, São José dos Campos

Link de vendas:

https://teatrocolinas.byinti.com/#/ticket/eventInformation/Men-AbC9nCOO1Mf9StM7

Redes Sociais:
Instagram: @cia.ablauquerfalar
Facebook: www.facebook.com/cia.ablauquerfalar

Contato para maiores informações: (12) 98135-5178

Classificação: 14 anos

Apoios: Jenipano; Cão Design!; Teatro d’Aldeia; Racco; Visão Ótica.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Ana Claudia Prates, Daniella Peneluppi, Deborah Andrade e Marcela Puppio

Direção: Adriana Marques

Texto: Flora Gussonato, em colaboração com a Cia. de Teatro A Blau Quer Falar

Produtora: Marcella Arnulf

Criação das projeções: Clareia Filmes

Iluminadora: Camila Andrade

Técnica de som: Sabrina Alves

Preparadora vocal: Ligia Kamada

Cenógrafa e figurinista: Letícia Regina

Preparadora corporal: Giulia Scarpa

Botão Voltar ao topo