fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba inaugura Centro de Referência de Assistência Social no Ipiranguinha

(Foto: Divulgação/PMU)

O bairro do Ipiranguinha, na região Oeste de Ubatuba, conta agora com um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. A unidade foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 30, e fica na rua da Cascata, 744.

O CRAS realiza diversos serviços de assistência social, como a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) – Bolsa Família, Renda Cidadã, Carteira do Idoso, Tarifa Social para conta de luz etc – e o encaminhamento de famílias em situação de insegurança alimentar, com dificuldades de acesso aos serviços de saúde e educação e com situações de conflito familiar ou convívio social, entre outros. O CRAS Ipiranguinha atenderá um total de 2.500 famílias, beneficiando cerca de 10 mil pessoas pelo menos.

A equipe do CRAS Ipiranguinha conta com um coordenador, dois assistentes sociais, dois administrativos, além de estagiários e adolescentes aprendizes. O espaço conta com recepção, uma sala de reuniões de grupos, uma sala de atendimento do Cadastro Único/Programa Bolsa Família, duas salas de atendimento individual técnico e uma sala para a equipe técnica além de banheiro adaptado.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Homenagem a Romana Lanzoni

O nome da unidade Ipiranguinha do CRAS homenageia a caiçara Romana Santos Lanzoni, que foi professora em escolas de Ubatuba ainda nos anos 1930, em Itamambuca e também no grupo escolar Esteves da Silva, no Centro.

Em 1935, Romana conheceu Antonio Lanzoni e se casou com ele em 1936, mudando-se para São Paulo, onde construíram sua vida. Retornaram para Ubatuba em 1965 e se instalaram definitivamente na cidade, fundando a Mercearia Paulista e engajando-se de forma ativa nos trabalhos sociais realizados pela Igreja da Matriz. Dona Romana faleceu em outubro de 2001, seis meses após a morte de seu esposo.

Estiveram presentes à solenidade os filhos da homenageada José e Roberto Lanzoni e a neta Selene Lanzoni, bem como os vereadores Rochinha do Basquete (PTB), Adão Pereira (PCdoB) e Claudinei Xavier (PSDB) e a secretária de secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de São Luiz do Paraitinga, Tatiane Patrícia Prado da Silva Santos.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), lembrou que o CRAS era proposta do plano de Governo e o nome foi uma iniciativa do vice-prefeito, Jurandir de Oliveira Veloso, falecido em 10 de março deste ano. “Sinto-me honrado em hoje inaugurar esse espaço com o nome de dona Romana Lanzoni, uma família que faz parte da história de Ubatuba. É mais uma descentralização de serviços, um aparelho público que muito beneficiará a região Oeste.”

Botão Voltar ao topo