fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sesc Taubaté celebra mês do Meio Ambiente

(Foto: Divulgação/SESC)

Projeto promove cerca de 200 atividades sobre o tema, durante todo o mês de junho, nas 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. Sesc Taubaté realiza feira de trocas de roupas e acessórios, além de curso sobre alternativas para o autocuidado feminino

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição.

O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. Em Taubaté acontecem cursos de agricultura natural, feira de troca de roupas e acessórios, além de debate sobre empreendedorismo coletivo e exibição de filme.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local.

Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

O Sesc Taubaté programou para o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo diversas atividades, que vão estimular reflexões e experiências em sustentabilidade, além de práticas voltadas à proteção do ambiente e das pessoas.

Acompanhe a programação

Bate-Papo “Consumo Consciente e Impacto Ambiental”
A partir da exibição do filme Uma Gota.doc, haverá um bate-papo sobre como aplicar os 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da sustentabilidade no dia a dia. O documentário traz uma reflexão sobre os impactos do lixo marinho global e possíveis soluções. Traga seu potinho para pipoca!

Com Nativa Villalta, engenheira de produção e fundadora da Pratique.

Dia 5, quarta, 19h às 21h30

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento

Bate-papo “Empreendedorismo Coletivo”
Unindo iniciativas que valorizam as relações humanas, o empreendedorismo
coletivo pode ser um novo modelo sustentável de negócios. A conversa parte das
vivências da UMA – Casa Colaborativa, de Taubaté.
Com Pamela Mello, idealizadora da UMA – Casa Colaborativa.
16 anos.
Grátis.
8/6. Sábado, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.

Feira Troca De Roupas E Acessórios
Venha participar da feira de troca de roupas e acessórios (sapatos, bolsas e cintos), dando nova oportunidade àquelas peças que estavam paradas no seu guarda-roupa, e de quebra saia com uma nova peça favorita. Vamos semear valores de sustentabilidade e questionar hábitos de consumo, promovendo a moda consciente.

Para participar, inscreva-se enviando e-mail para: [email protected]. Após a inscrição, leve até 20 peças (em sacolas) à Central de Atendimento do Sesc Taubaté nos dias 1 e 2/6, das 10h às 17h, e dias 4 e 5/6, das 13h às 20h. O Projeto Modar fará a curadoria e pontuará as peças de acordo com o estado de conservação e higiene.

No dia da feira você poderá trocar seus pontos por outras peças. Não haverá devolução de itens, as peças que sobrarem serão doadas a uma instituição parceira do Programa Lixo: Menos é Mais do Sesc Taubaté. Informações: [email protected] / instagram: @projetomodar.

Com Projeto Modar.
Dia 8, sábado, 14h às 18h.

Oficina “Composteira Doméstica”
A partir de resíduos orgânicos (cascas de frutas, borra de café, talos, etc), os
participantes farão sua própria composteira doméstica, entendendo conceitos e
tecnologias do processo de compostagem.
Com BioCiclo.
14 anos.
9/6. Domingo, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.

Oficina “Manejo da Floresta Comestível: Solos e Ciclagem de Nutrientes”
O solo será o tema deste encontro que parte dos princípios da agroecologia para
práticas pedagógicas. Mitos e verdades, tipos, nomenclaturas e a importância da
biomassa serão alguns dos assuntos abordados.
Com Leco, da SerrAcima, e Renato Suiní.
12 anos.
Grátis.
15 e 16/6. Sábado e domingo, 9h30 às 12h30.
Inscrições na Central de Atendimento.

Oficina Absorventes Ecológicos
Uma mulher, em sua vida fértil, chega a utilizar 10 mil absorventes descartáveis que irão parar nos aterros sanitários ou na natureza. Feitos de materiais plásticos, demoram até 600 anos para sua total decomposição. Vamos nos valer da arte ancestral da costura para fomentar hábitos sustentáveis, trazendo a importância do consumo consciente e da nossa responsabilidade pessoal em enfrentar os problemas ambientais dos resíduos que produzimos.

Com Maria Candida Lopes.

Dias 15 e 16, sábado e domingo, 14h às 16h

Oficina sequencial. Inscrições na Central de Atendimento.

Bate-papo “Ecologia Feminina e na Primeira Infância: Alternativas para Cuidar do Corpo e do Ambiente”
Alternativas naturais e ecológicas para cuidar de seu corpo e da natureza, como o
ecoabsorvente, o coletor menstrual e as fraldas ecológicas, livres de químicas,
agrotóxicos e plásticos.
Com Cristina Eustáquia, ginecologista natural, e Raquel Barbosa, pediatra.
14 anos.
Grátis.
29/6. Sábado, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.

Botão Voltar ao topo