fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José conquista 2º lugar no prêmio Prefeito Empreendedor

Evento aconteceu na noite desta terça-feira, em São Paulo. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos conquistou, na noite desta terça-feira (21), em São Paulo, o 2º lugar do prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”. A iniciativa é do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O primeiro lugar ficou com Santo André. Lençóis Paulista foi a terceira colocada.

O município também recebeu o selo Prefeito Empreendedor (leia mais abaixo).

A participação da cidade no evento é um reconhecimento pela retomada dos programas na área de empreendedorismo, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.

Ao todo, a comissão julgadora do Sebrae analisou 137 projetos inscritos no estado de São Paulo e selecionou 23 finalistas. Desses, São José ficou entre os três primeiros homenageados da noite. A cidade foi representada pelo projeto Startups Educacionais — Inovar para Transformar, que beneficia mais de 43 mil alunos com idade entre 4 e 14 anos, em 70 escolas da rede de ensino municipal.

Empreendedorismo nas escolas
Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura retomou, em 2017, programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 4 e 14 anos.

Entre as metas do programa estão: estimular o surgimento de jovens empreendedores, criar vínculos entre empreendedores, futuros profissionais e investidores, consolidar a região como incentivadora do empreendedorismo, além de criar oportunidades de intercâmbio entre empreendedores, facilitadores e investidores.

Ações concretizadas
. Reativação de oficinas com alunos da rede, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora)

. Inserção no currículo escolar – obrigatório do 8º e 9º anos a Educação Empreendedora

. Implantação da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos nas turmas Pré 1 e Pré 2, da Educação Infantil

. Ampliação da adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae

. Realização anual da Feira Empreende – Startups Educacionais com apresentação dos trabalhos de Empreendedorismo da Rede de Ensino Municipal, que envolve cerca de 8 mil pessoas

Mais reconhecimentos
Organizado pelo Sebrae, o prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor reconhece ações de estímulo ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios.

Além do 2ª lugar na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”, São José dos Campos recebeu o selo Prefeito Empreendedor com o projeto “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, que favoreceu, nos dois últimos anos (2017 e 2018), cerca de 13 mil novos empreendedores.

Desde 2017, a Sala do Empreendedor trabalha com foco na integração e simplificação de processos, o que aumentou significativamente a eficiência e trouxe benefícios para os cidadãos. No final deste mesmo ano, o município atingiu a marca do menor tempo para abertura de empresas do Brasil, de menos de um dia para atividades de baixo impacto. Hoje, abrir uma empresa em São José leva apenas algumas horas.

Participações de São José
2001/2002- Finalista etapa estadual
2003/2004- Vencedor Estadual – Região Sudeste
2005/2006- 3º Lugar Estadual – Município com mais de 200 mil habitantes
2007/2008- Vencedor Estadual / Vencedor do Prêmio Nacional – Região Sudeste
2009/2010- Vencedor Estadual – Destaque em Médios e Grandes Municípios / Vencedor do Prêmio Nacional – Médios e Grandes Municípios
2011/2012- Vencedor- destaque estadual “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”
2013/2016- Não participou
2017/2019- 2º lugar na categoria Empreendedorismo na Escola e Selo de Prefeito Empreendedor na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

Botão Voltar ao topo