São José conquista 1º lugar no “Cidades Amigas da Internet”

Por: Share:
Iniciativas da Prefeitura, como a implementação do Centro de Operações Integradas, estão relacionadas com a premiação. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos receberá, nesta terça-feira (21), em Brasília, o prêmio pelo primeiro lugar no “Ranking das Cidades Amigas da Internet”, edição 2019. A premiação abrirá a solenidade do 63º Painel TeleBrasil.

A programação do Painel TeleBrasil acontecerá desta segunda-feira (21) até quinta-feira (23), quando serão debatidas soluções para questões relevantes sobre os temas Transformação Digital para o Novo Brasil, em sintonia com a Estratégia Brasileira para Transformação Digital.

O Painel TeleBrasil é considerado o principal encontro de lideranças e autoridades do setor de telecomunicações do país. O encontro reúne empresas, formuladores de políticas, reguladores e investidores do universo das tecnologias da informação e das comunicações.

Ranking

O Ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom. Por estas iniciativas, São José dos Campos foi contemplada com o 1º lugar neste ranking.

Sessões temáticas

Ao todo, ocorrerão no evento 24 sessões temáticas que vão abordar temas variados, como regulamentação de qualidade dos serviços e regulação responsiva, regulação de antenas, direitos de passagem, postes e dutos, tributação da banda larga, tributação para Internet das Coisas, capacitação digital, modelos para fundos setoriais e também temas de negócios, como mercados verticais e o mercado de acesso em fibra.

Mulheres nas telecomunicações

Outra sessão que volta a acontecer em 2019 é a “Mulheres em TICs”, destaque da edição de 2018. É uma mesa dedicada a refletir sobre a participação das mulheres no setor de telecomunicações especificamente, e em TICs em geral, e os desafios colocados às profissionais, desde a formação até as oportunidades para o exercício de funções de liderança.

Temas em discussão no evento:

– Estratégias e políticas para a expansão da conectividade
– Caminhos e os obstáculos para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes
– Agenda para a Transformação Digital do país
– Caminhos para a próxima geração de conectividade, a 5G
– Segurança, defesa e soberania do Brasil no novo paradigma digital
– Privacidade, proteção de dados e a nova realidade dos serviços e consumidores