fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: cheio de sonhos e vontade, aluno da Fundhas brilha no hóquei

Luigi Lunardi, 14 anos, treina hóquei sobre grama há três anos pelo Atleta Cidadão e sonha em participar de uma Olimpíada. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O hóquei sobre grama transformou a rotina e a vida de Luigi Lunardi, 14 anos. Praticante do esporte há três anos, no programa Atleta Cidadão, o adolescente divide a rotina entre treinos, escola e as atividades na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

O jovem se prepara para o Campeonato Brasileiro de Hockey 5, que acontece neste fim de semana, no Rio de Janeiro.

O time sub-15, composto por 11 pessoas, entre atletas e comissão técnica, embarca para o Rio na noite desta sexta-feira (17), junto com a equipe sub-18. Com treinos três vezes por semana, Luigi está ansioso pelo campeonato e quer trazer o ouro para São José.

“Tanto no Atleta Cidadão quanto na Fundhas aprendo sobre respeito e disciplina, para o esporte e para a vida. A Fundhas ajuda a formar bons cidadãos para a sociedade e vejo isso como algo muito importante”, conta.

Desenvolvimento saudável

A Fundhas está presente na vida de Luigi há sete anos. Neste período, a Instituição contribuiu com o crescimento saudável do adolescente, que reconhece os benefícios. “Tem tanta coisa boa que é difícil escolher uma só. Gosto de tudo na Fundhas, mas as aulas de Informática, os projetos diferentes e as aulas de educação física são demais”, diz.

Nas horas vagas, o garoto gosta de curtir com os amigos, jogar no computador e treinar futebol. O resto do tempo é focado no hóquei e nos estudos do 9º ano, na escola municipal Maria Aparecida dos Santos Ronconi.

“O hóquei me ensina muito sobre o coletivo, saber conviver com os outros e ter foco”, frisa.

“O Luigi é muito inteligente e dedicado. Ele entrou na Fundhas pequeno, vimos todo seu crescimento, o quanto amadureceu e como o esporte contribuiu para isso também. A Fundhas ajuda no desenvolvimento dele e hoje ele é um exemplo para os demais”, comentou a assistente social da Unidade Eugênio de Melo, Deize Cristina Dias Valim.

Esporte por opção

Luigi passou a integrar a equipe do Atleta Cidadão por inspiração da irmã, que também treina hóquei. No time, além de representar a cidade e alimentar o sonho de disputar uma Olimpíada no futuro, o garoto aprende valores fundamentais.

“Ele é dedicado, comprometido e um de nossos destaques. Também é um bom líder, nosso capitão”, diz a técnica Driellen Oliveira.

“O hóquei mudou a vida dele. Está mais centrado, melhorou as notas e o esporte reforça o que ensinamos em casa sobre respeito e diálogo. Meu coração de mãe está sempre na torcida. Para mim, já é vitorioso”, destaca Patrícia Marina Valente.

Atleta Cidadão

O programa Atleta Cidadão é responsável por detectar, selecionar e realizar o treinamento desportivo de crianças e jovens de 7 a 20 anos, que tenham talento e aptidão para o nível competitivo. O esporte é utilizado como ferramenta formativa de cidadania, base do programa.

Os integrantes participam de 20 modalidades, incluindo as específicas para pessoas com deficiência (PCD), visando a formação para compor as equipes que representam São José dos Campos em eventos esportivos nas esferas regional, estadual e nacional. Caso alcance o alto rendimento, o atleta poderá evoluir para competições adultas em todos os níveis até o internacional.

Atualmente o Atleta Cidadão desenvolve suas atividades com mais de 1.300 atletas, uma equipe formada por 143 profissionais na área técnica, 3 fisiologistas, 3 psicólogos, 2 nutricionistas (equipe multidisciplinar), além de 6 profissionais na área de gestão

A Fundhas

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Botão Voltar ao topo