fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

SAAE de Jacareí inicia testes de fumaça para detectar lançamentos irregulares de esgoto

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou na segunda-feira (20), testes de fumaça nas redes coletoras de esgoto da região central da cidade e bairros próximos.

Inicialmente serão 6 km de testes, com início no Jardim das Oliveiras, seguindo pela Nova Aliança, Vila Formosa, Rua Barão, Rua Conselheiro Antônio Prado, Avenida Siqueira Campos, Rua Pedro Guery e proximidades.

Já no primeiro dia foram realizados 1.600 metros de testes, até o final da Rua Aliança, com 5 ocorrências registradas.

Após as vistorias serão gerados laudos e notificações, para que os moradores possam regularizar as instalações dos imóveis.

O prazo das notificações para regularização serão de no mínimo 30 dias, sob pena de multa que varia de 7,5 a 15 VRM´s a depender da categoria do imóvel, conforme previsto no Art. 70, V do Regulamento Geral do SAAE.

Na última sexta-feira (17) foram iniciadas pela autarquia as ações socioambientais, visando informar e sanar dúvidas dos munícipes sobre os testes de fumaça.

O teste de nebulização (fumaça) se dá através da introdução de fumaça gerada por insuflador inserido em PV (Poço de Visita), permitindo detectar ligações clandestinas, lançamentos irregulares de águas pluviais nas redes de esgoto e nas redes de águas pluviais (redes de água de chuva).

O objetivo desse novo método é sanar os problemas de retorno de esgoto nos imóveis, mau cheiro e garantir mais saúde à população.

É importante ressaltar, que a fumaça poderá surgir no interior das residências (ralo do banheiro, pia e outros), nas áreas externas (ralo do quintal, tanque e outros), os munícipes não precisarão se preocupar, pois o líquido para insuflamento da fumaça não contém composto tóxico atmosférico, não oferecendo assim, riscos à saúde e ao meio ambiente.

Técnicos do SAAE e da empresa contratada estarão nos locais à disposição para atender a população durante a realização dos testes.

Em caso de dúvidas os munícipes podem entrar em contato com a autarquia por meio do 0800 725 0330 ou do site www.saaejacarei.sp.gov.br

Botão Voltar ao topo