fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: 80 anos de organização do trabalho batista no Vale do Paraíba

Lançamento da Pedra Fundamental, em 1946, do 1º Templo da Igreja Batista em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Organizada no dia 26 de maio de 1939, e filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba–SP (PIEB Pinda), atual nomenclatura da Igreja Batista em Pindamonhangaba, pioneira da denominação na região do Vale do Paraíba e no município, prega o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada.

Durante o mês de maio de 2019 (Mês da Família), esta Igreja Batista completa seu 80º Aniversário de Organização, e para celebrar, foi elaborada uma programação que conta com uma série de eventos abertos a toda a população.

Nas celebrações de maio, ocorrerão programações alusivas ao “Mês da Família”, com ações e eventos especiais reunindo as famílias da comunidade.

As principais celebrações de comemoração do aniversário de 80 Anos acontecerão nos dias 25 e 26 de maio (Sábado e Domingo). Nos atos comemorativos, estarão presentes o Pr. Luciano Veríssimo Salem (Presidente da Ordem dos Pastores Batistas – OPBB Subsecção Vale do Paraíba) e o Pr. Wellington da Cunha Waldhelm (Ministro titular da Igreja Batista Ágape (Taubaté–SP), Escritor e Professor de Teologia). Também haverá as participações especiais do Ministério de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Ministério de Música e do Coral da PIEB Pinda.

Numa época onde crises se estabelecem em diversas esferas, a Igreja Batista busca ser uma referência de fortalecimento da fé entre a sociedade atual, proclamando a Palavra de esperança, fé e vida. Com o passar dos tempos, a instituição cristã tem se tornado uma comunidade experimentada, avançando destemidamente para os alvos propostos através de diversos projetos e iniciativas em andamento.

A história batista na região testemunha acerca da fé e registra os atos da providência divina. Representada por sua membresia, a PIEB Pinda tem sido ao longo destas oito décadas, um marco exponencial relacionado à fé no município de Pindamonhangaba–SP e na região do Vale do Paraíba.

A instituição cristã está localizada à Trav. Marquês do Herval, Nº 96, Centro (Em frente ao Estacionamento do Banco Itaú e próxima a Praça do Cruzeiro).

A Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, pastoreada pelo Pr. João Marcos Ali de Carvalho (ministro interino) e dirigida administrativamente pelo Ir. Élder Guimarães, demonstra gratidões ao Senhor Deus pelo aniversário desta Igreja e aguarda ansiosamente a participação da população em todos os eventos comemorativos.

80 Anos de Trajetória e Bençãos Alcançadas

Desde o final da Década de 1930, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pinda), atual nomenclatura da Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um trabalho batista pioneiro na região do Vale do Paraíba e no município de Pindamonhangaba–SP, que prega a Palavra do Senhor Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada.

No ano de 1937, para o início oficial deste trabalho batista, o Senhor Deus usou seu dedicado servo, o irmão Francisco Ferreira da Rocha, que na época, era membro da Igreja Batista da Liberdade, no município de São Paulo–SP, capital. Este senhor alugou uma casa aqui em Pindamonhangaba que ficava na Rua Frederico Machado, Nº 6, Centro, cuja sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da então Congregação Batista em Pindamonhangaba.

A Congregação Batista em Pindamonhangaba foi organizada no Dia 04 de abril de 1937. Até o ano de 1939, esta foi administrada pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo–SP), que enviava pregadores e seu pastor titular Erodice Fontes de Queiroz, o qual vinha uma vez por mês a Pindamonhangaba–SP.

Em 28 de novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a propriedade doada pelo pastor Antonio Ernesto da Silva, situada na Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba–SP.

Já no ano de 1938, esta Congregação Batista realizou seus primeiros batismos por imersão no Ribeirão Água Preta, em Pindamonhangaba–SP.

No Dia 26 de maio de 1939, durante um culto de louvor e adoração ao Senhor Deus, foi organizada a Igreja Batista em Pindamonhangaba, tendo como seu primeiro pastor o Coronel Antônio Ernesto da Silva. Desde então, a Igreja local já organizada e filiada a Convenção Batista Brasileira (CBB), se tornou independente da Igreja Batista da Liberdade.

São considerados membros-fundadores e organizadores da Igreja Batista em Pindamonhangaba: Benedito Cuba, Geralda Cuba, Carlos Juliano, Maria José Carmela de Vitta Juliano, Waldomiro Cundari, Maria Leontina Juliano Cundari, Severino Francisco, Antônia Francisco, João Bondioli Sobrinho, Eusébia Francisco Bondioli, Carlos Prellvitz, Martha Prellvitz, Benedito Cundari, Glória Cundari, Francisca Moreira, Durvalina Homem de Mello, Violeta Homem de Mello – Todos em memória.

No ano de 1946, a Igreja Batista local construiu e inaugurou seu primeiro templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da Década de 1940. Com o decorrer dos anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno da instituição, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O templo antigo desta Igreja Batista foi demolido na Década de 1990, cedendo espaço para o novo templo atual, localizado até os dias atuais no mesmo endereço.

Ao decorrer da tua história, a Igreja Batista em Pindamonhangaba já organizou outras Igrejas Batistas no Município, como: Igreja Evangélica Batista Ebenézer (Jardim Rezende); Primeira Igreja Batista em Moreira César; Igreja Evangélica Batista no Crispim; Igreja Evangélica Batista em Cidade Jardim; e na região do Vale do Paraíba, organizou a Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá. Somente no município de Pindamonhangaba–SP, existem cerca de 8 (oito) Igrejas Batistas organizadas e registradas na Convenção Batista Brasileira (CBB).

Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba sediou a organização de 3 (três) associações batistas filiadas à Convenção Batista Brasileira (CBB) na região do Estado de São Paulo. Dentre estas, citam-se: a Associação das Igrejas Batistas na Central do Brasil (atual Associação das Igrejas Batistas do Extremo Leste da Capital – AIBELEC), organizada no ano de 1944; a Associação das Igrejas Batistas do Vale do Paraíba – AIBAVAP (atual Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste do Estado de São Paulo – AIBACOLESP), organizada no ano de 1969; e a Associação das Igrejas Batistas do Médio Vale do Paraíba e Vale Histórico – AIBAMEVALHIS, organizada no ano de 2009.

Em maio de 2014, com a reforma do Estatuto Social, oficializou-se em Cartório a alteração do nome de Igreja Batista em Pindamonhangaba para Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, que já era usada informalmente há alguns anos.

Nos dias de hoje, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba (PIEB Pinda), atual nomenclatura da Igreja Batista em Pindamonhangaba, ainda está localizada no endereço Travessa Marquês do Herval, Nº 96, Centro, Pindamonhangaba–SP, dispondo de templo totalmente reformado, salas de aula, dependências e espaço amplo, de forma que estas instalações são utilizadas para a realização de cultos, reuniões e eventos cristãos. Há cerca de 180 membros registrados somente nesta Igreja Batista.

De modo geral, a denominação Batista reconhece Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, tendo a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática na vida cristã, bem como o batismo por imersão nas águas como compromisso de fé cristã e forma de inserção de membros na Igreja. Com base em princípios denominacionais estabelecidos pela Convenção Batista Brasileira (CBB), a Igreja Batista é administrada de forma democrática, tendo autonomia através de estatuto próprio, sendo que, que as ofertas e os dízimos são empregados na manutenção da própria Igreja local, como também em evangelismos e missões, podendo até cooperar com outras Igrejas Batistas do município, da região, do estado, do país e/ou do mundo.

O funcionamento atual da PIEB Pinda consiste em cultos de adoração ao Senhor Deus, orações, eventos cristãos, ações missionárias, encontros organizados por ministérios e estudos sistemáticos da Bíblia Sagrada. A Escola Bíblica Dominical (EBD) é o ministério da Igreja Batista responsável pela Educação Cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus, sendo realizada assiduamente nas manhãs de domingo e reunindo os irmãos da igreja para estudar a Bíblia Sagrada, com as diferentes faixas etárias e os materiais didáticos apropriados.

Vários pastores passaram pela Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba, contando os pastores interinos, mais ou menos 19 (dezenove) pastores prestaram seu trabalho a esta Obra de Deus.

Desde dezembro de 2018, o Pr. João Marcos Ali de Carvalho é o ministro interino da PIEB Pinda, tendo a visão de uma Igreja que deve ser acolhedora e impactante para a comunidade ao seu entorno.

A começar de março de 2017, a Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba está novamente filiada à Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste do Estado de São Paulo – AIBACOLESP, contribuindo para os trabalhos desta Associação Batista junto às demais Igrejas Batistas em toda a região.

De abril de 2017 até hoje, esta Igreja Batista também desenvolve trabalhos sociais mensais com a comunidade Cruz Pequena, em Pindamonhangaba.

O desejo desta Igreja Batista é que a divulgação da Palavra do Senhor Deus e do Evangelho do Salvador Jesus Cristo aumente cada vez mais através do compromisso dos irmãos em Cristo e do trabalho batista em Pindamonhangaba–SP e região.

Botão Voltar ao topo