fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Núcleo da Suzano capacita professores para criação de horta móvel em Jacareí

Horta em caixote Creche_EMEI São Silvestre. (Foto: divulgação)

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano promove no dia 18 de junho uma capacitação para os professores da creche Johery Correia de Azevedo, no Parque Santo Antônio, em Jacareí (SP). O intuito é oferecer embasamento teórico aos educadores para a criação de uma horta em caixotes no local, que deve beneficiar 154 crianças de até três anos de idade.

A capacitação será realizada no período da manhã. Durante os encontros serão transmitidos conceitos sobre plantio, preparo da terra, irrigação e a estrutura da horta. Após a capacitação, os educadores farão, junto com as crianças, o plantio de hortaliças como alface e espinafre, além de temperos como cebolinha e salsa, que poderão ser utilizados na merenda escolar. O contato direto das crianças no desenvolvimento da horta também abre espaço para trabalhar temas relacionados à natureza e meio ambiente dentro da sala de aula.

O sistema de cultivo da horta em caixotes traz vários benefícios, dentre eles a possibilidade de mover os cultivos pelo local, facilidade para cultivar jardins e hortas em pequenos espaços, além da satisfação de colher verduras e temperos orgânicos fresquinhos.

No ano passado, o NEA promoveu uma iniciativa semelhante na creche da EMEI São Silvestre, engajando educadores, alunos e a comunidade. “A parceria com creches da cidade é importante para difundir conceitos sobre sustentabilidade, alimentação saudável e preservação ambiental, desde os primeiros anos das crianças. São ensinamentos que impactarão em longo prazo a qualidade de vida dos alunos e suas famílias”, diz Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente da Suzano.

A iniciativa fortalece a atuação do NEA, que há 15 anos atua na região do Vale do Paraíba (SP) como um importante difusor de conhecimento de cunho socioambiental entre crianças, adolescentes e a comunidade..

Botão Voltar ao topo