fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha do Brasil participa da Operação Binacional com Marinha de Guerra do Peru

Navios brasileiros e peruanos durante ação no Rio Javari. (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), participou, no período de 30 de abril a 10 de maio de 2019, da Operação Binacional 2019, em conjunto com a Marinha de Guerra do Peru. A Operação tem o propósito de prestar Assistência Hospitalar e realizar Inspeção e Patrulha Naval ao longo da calha do Rio Javari, localizado em uma fronteira natural entre os dois países.

Participaram da ação o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, o Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”, ambos subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, e uma aeronave UH-12 do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, além do Navio-Patrulha Fluvial “Clavero” e o Navio de Assistência Hospitalar “Corrientes”, da Marinha de Guerra do Peru.

Durante a operação, comunidades brasileiras e peruanas localizadas às margens do Rio Javari receberam atendimento médico e odontológico, além de orientação sanitária das equipes de saúde dos navios. O grupo-tarefa de cada país atendeu os seus nacionais e realizou intercâmbio de conhecimentos.

No Brasil, foram atendidas as seguintes comunidades: Boa Vista, Campinas, Estirão do Equador, São Luís, Boa Esperança, Irari, Palmari e Serraria São João. Ao todo, foram realizados 873 atendimentos, 1.428 procedimentos médicos, 2.804 procedimentos odontológicos e 280 exames laboratoriais.

Ribeirinhos receberam atendimentos médicos e odontológicos, em Estirão do Equador (AM). (Foto: Marinha do Brasil)

Botão Voltar ao topo