Ituano Basquete participa de palestra com tenente da Força Aérea Brasileira

Share:
Disciplina, motivação e resgate de valores no esporte foram tema da explanação do 1º Tenente QOCon EFI Julio Cesar Silva Maciel. (Foto: Nathane Agostini)

Atletas e comissão técnica do Ituano Basquete participaram da palestra “A disciplina no esporte, a motivação e o resgate de valores”, ministrada pelo 1º Tenente QOCon EFI Julio Cesar Silva Maciel, da Força Aérea Brasileira, Chefe da Seleção Brasileira Militar de Basquete Feminino, no auditório da Secretaria da Educação de Itu.

Na palestra, organizada pelo Ituano e pela Prefeitura Municipal, o Tenente Julio Cesar explanou sobre a responsabilidade que recebeu de formar uma Seleção de Basquete Feminino de alto nível, em pouco tempo e sem ter tido contado anterior com o esporte. Falou também sobre como a disputa do Campeonato Mundial Militar de Basquete Feminino – e a conquista do título em 2015, sobre a China, por um ponto de diferença – fizeram com que ele se apaixonasse pela modalidade.

Maciel transmitiu também a importância de cada atleta encontrar sua motivação, honrar e defender sua pátria, esta sendo não apenas os símbolos nacionais, mas a família, história e obstáculos que cada uma superou para chegar onde está.

No caso do basquete, em específico, o Tenente ressaltou a importância do trabalho coletivo e que “ninguém é MVP sozinha, o mérito é da equipe”, já que a conquista individual é resultado da boa defesa, posicionamento, assistência, etc., das outras atletas do time.

“Nós conhecemos nossas qualidades e, muitas vezes, sabemos que nossas qualidades não são o melhor para o grupo. É preciso saber abnegar, porque o esporte é coletivo. É abnegando que transcendemos coletivamente”, afirmou Maciel.

Na palestra estiveram presentes também atletas do taekwondo do Ituano, o presidente do clube Vinicius Guitti, o secretário de Esportes Douglas Boschetti e outros funcionários das Secretarias de Educação e de Esportes.

A equipe joga na sexta-feira (24), às 20h, contra o Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, em Recife. A partida terá transmissão ao vivo pela LBF Live.