fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela: equipe escolar recebe formação de Primeiros Socorros

(Foto: Divulgação/PMI)

Em parceria com a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Educação de Ilhabela está dando continuidade na capacitação de seus profissionais com a formação “Suporte básico à vida – Primeiros Socorros”.

Na última quinta-feira (9), o curso foi realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Barra Velha, envolvendo professores e Auxiliares de Primeira Infância (API’s), das escolas de educação infantil e de ensino fundamental I da rede municipal.

O curso é ministrado por Fábio Luiz Silva, enfermeiro e coordenador do Samu de Ilhabela, e tem como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar atendimento de qualidade nas situações emergenciais. “Propondo a integração entre as partes teórica e prática, nosso encontro envolve tópicos, como o engasgo, convulsão, queimadura, controle de hemorragia e identificação do Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explicou o coordenador.

Essa formação iniciou-se em 2017 com diretores, coordenadores, professores, API’s e monitores da rede municipal. “Este ano, com a parceria da Saúde e do Samu, demos continuidade nessa capacitação, atendendo a equipe do ensino fundamental I e funcionários do infantil. No segundo semestre vamos dar início ao fundamental II”, afirmou a diretora pedagógica da educação infantil, Maria Terezinha Dias Souza.

Os primeiros socorros são a atenção imediata a uma pessoa cujo estado físico põe em perigo a sua vida e tem, por objetivo, manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter a assistência necessária. “Nós ofertamos a capacitação e qualificação aos nossos funcionários para que consigam agir de maneira adequada, com técnica para salvar vidas, proporcionando assim, segurança no ambiente escolar”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A capacitação atende a lei municipal nº 1276/2018 (Lei Lucas Begalli Zamora), que estabelece diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para os funcionários da rede municipal de ensino, de autoria do vereador Anísio Oliveira.

Botão Voltar ao topo