fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Hospital Regional em Taubaté faz balanço no “Maio Amarelo”

Contudo, levantamento do Hospital Regional do Vale do Paraíba também destaca o aumento dos registros envolvendo pedestres e ciclistas. (Foto: Pixabay)

A imprudência de motoristas é considerada uma das maiores causas de acidentes de trânsito. Pensando nisso, o movimento “Maio Amarelo” foi criado para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos nas ruas e rodovias do País, através de ações e divulgações de índices. Com base na iniciativa, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, traçou um cenário sobre o 1º trimestre de 2018 e 2019 no tocante aos atendimentos feitos pela Unidade.

Entre janeiro e março de 2019, o Hospital registou 900 atendimentos em trauma, sendo 788 vinculados a acidentes. Os registros com pedestres/atropelamentos saíram de 22 para 41, se comparados com 2018. Já os acidentes com ciclistas tiveram aumento de 29,7% esse ano. O volume de atendimentos passou de 91 para 118 em 2019.

A boa notícia é que, em contrapartida com a série histórica, o número de pacientes admitidos vítimas de acidentes com motocicletas apresentou queda. De janeiro a março de 2019, o Hospital Regional registou 289 atendimentos desse perfil contra 349 no mesmo período do ano anterior, resultando numa redução de 17,2% dos casos. As vítimas de acidentes com automóveis também caíram 16,7%, com um registro de 85 atendimentos em 2019.

Para o Cirurgião Geral do Hospital Regional, Dr. Rodrigo Coaglio, os dados positivos são reflexo da conscientização, por meio das campanhas, e incentivo nas sinalizações de trânsito. “Percebemos uma preocupação maior quando se fala em proibição da ingesta alcoólica e o hábito de dirigir. Contudo, o alerta maior ainda fica para o pedestre, pois o atropelamento depende do devido acesso do pedestre à sinalização, além do respeito e priorização do motorista a quem também se utiliza das vias”, comenta o médico.

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, é referência no atendimento em traumatologia de média e alta complexidade para os 39 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Referência
Os atendimentos realizados pelo Hospital Regional chegam por meio das Unidades de Resgate (Bombeiros, SAMU, GRAU, Grupamento Aéreo – Águia) que oferecem suporte às cidades e rodovias que cortam a região. As equipes médicas do Serviço de Emergência do HR possuem formação em ATLS (Advanced Trauma Life Support), ou seja, “Suporte Avançado de Vida no Trauma”, que qualifica o profissional médico no atendimento do paciente politraumatizado.

Maio Amarelo
Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Dentre os objetivos estão colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A data foi instituída após a ONU decretar, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Botão Voltar ao topo