Governo de SP anuncia mudanças na gestão da TV Cultura

Share:
José Roberto Maluf é eleito para presidir Fundação Padre Anchieta; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho presidirá Conselho de Gestão. (Foto: Governo de São Paulo)

O Governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (22), as modificações para modernização de gestão na TV Cultura e na Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora. O novo presidente da entidade é o jornalista José Roberto Maluf, com experiência diretiva nos grupos Bandeirantes e SBT.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador e do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. O objetivo é tornar a nova TV Cultura mais atrativa para os mercados de publicidade e licenciamento, garantindo ampla autonomia financeira para investimento em programação de qualidade.

“Nossa intenção é ampliar a participação do setor privado no apoio à programação tanto da TV como da Rádio Cultura”, afirmou João Doria. Para o Governador, a busca por nomes com ampla experiência em emissoras de TV balizou a escolha do novo comando da Fundação Padre Anchieta e dos Conselhos Curador e Gestor. “O diálogo é excepcionalmente bom entre todos”, acrescentou.

Trajetória

José Roberto Maluf foi eleito para presidir a Fundação Padre Anchieta em assembleia realizada pelo Conselho Curador nesta segunda-feira (20). Por 25 anos, ele atuou na direção executiva da Rede Bandeirantes de TV e Rádio. Além disso, foi CEO e vice-presidente executivo do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ele substitui Marcos Mendonça, que ocupou a função por três vezes.

“Temos que colocar a TV Cultura em uma grande plataforma”, salientou José Roberto Maluf, ao citar multinacionais de streaming de vídeo como alvo preferencial da nova gestão. “Buscaremos no mercado mais audiência e faturamento, não necessariamente só o publicitário, mas também com licenciamentos”, completou.

O Conselho Curador terá como presidente o profissional de marketing e comunicação Antônio Prado Jr.; o jornalista Jorge da Cunha Lima, como vice-presidente; e o jurista José Gregori, como secretário. Todos foram eleitos por conselheiros, e o ex-presidente Augusto Rodrigues continua como integrante do Conselho Curador.

Conselho de Gestão

O Conselho de Gestão da TV Cultura atuará em conjunto com o Conselho Curador na busca da integração às novas tecnologias de transmissão e parcerias com o setor privado. O grupo atuará de forma voluntária e será presidido por Boni, um dos executivos mais importantes da história da TV no Brasil.

Ainda integram a equipe o Secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão; o Presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; o Presidente do Conselho Curador, Antônio Prado Jr.; Marcelo Duarte; Ricardo Scalamandré; Bruno Barreto; Chico Zaidan Mendez; José Maurício Fittipaldi; Matias Antonio Jacinto; Phillipe Carrasco; Roberto Buzzoni e Roberto Giannetti.