fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fazenda Nova Gokula recebe 1ª Mobilização de Educação Ambiental

Fazenda Nova Gokula, em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Fazenda Nova Gokula, no Ribeirão Grande em Pindamonhangaba, receberá entre os dias 18 e 19 de maio, a 1ª Mobilização de Educação Ambiental. O evento acontece no Espaço Cultural e Restaurante Confraria Vegana – das 9h às 14h e será realizado pelo grupo “Mater de Ação de Fauna”.

Estão programadas atividades lúdico pedagógicas realizadas no Centro Comunitário do Bairro Ribeirão Grande e no espaço relacionado à soltura de animais silvestres e observação de aves na “ASM-NG / Área de Soltura da fazenda Nova Gokula”. Também haverá palestras com especialistas, exposições, apresentações artísticas, doação de mudas de árvores, vacinação e castração de cães e gatos, dentre outras atividades.

Mater de Ação de Fauna
O Grupo “Mater de Ação de Fauna” nasceu com a iniciativa de amigos engajados em projetos ambientais principalmente àqueles a favor da fauna Silvestre do Vale do Paraíba abrangendo todo seu entorno. MATER se deve ao fato de vivermos no planeta e de este ser como uma mãe que sempre acolhe e protege a todos. E como seus filhos conscientes e gratos é nosso dever protegê-la.

Você sabia?
O bairro Ribeirão Grande é privilegiado por estar situado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira com diversas unidades de conservação e áreas de proteção ambiental permanente? Contendo centenas de nascentes de água pura, dezenas espécies de animais da mastofauna e em nosso entorno existem 275 tipos de pássaros catalogados?

Há 40 anos não era assim. Observando fotos históricas do Bairro Ribeirão Grande percebe-se muito desmatamento para monocultura, caça predatória de animais silvestres e não havia corredores ecológicos que impossibilitava o deslocamento da fauna principalmente de pássaros.

Hoje os moradores do Bairro Ribeirão Grande são convidados a serem agentes voluntários ativistas para educação ambiental/conscientização sobre fauna silvestre local (com a ambição de perpetuar a ideia da convivência ética entre nós e outros animais) de maneira continuada para futuras gerações e em parceria com o Grupo MATER de Ação de Fauna.

Silvestre não é pet
Durante nossas ações de conscientização enfatizamos que “Lugar de Animal Silvestre é na Natureza”. Precisamos desestimular e desconstruir a mente emocional que leva milhares de pessoas a comprar animais silvestres no País estimulando o tráfico que movimenta milhões de dólares perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas.

Esta ação é uma iniciativa do “Grupo MATER de ação de Fauna” com apoio do IBAMA, Policia Ambiental e prefeitura de Pindamonhangaba.

Defensores de animais e ambientalistas de todo o País estão se juntando a nós para alertar sobre os problemas decorrentes da manutenção de animais silvestres como iguanas, cobras, papagaios, jabutis e saguis em cativeiro doméstico.

Muitos não sabem, mas quem adquire uma ave silvestre, um primata ou mesmo um réptil, prejudica não só a natureza, mas também os próprios animais. Além disso, pode colocar em risco a sua própria saúde.

Entre os problemas gerados pela captura desses animais estão, primeiramente, o tráfico de animais silvestres, a perda de seu habitat natural, extinção de espécies, maus-tratos aos animais, introdução de espécies invasoras prejudicando as nativas, entre outros riscos relacionados a doenças e prejuízos ao meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/05/2019 – Sábado
Local – Centro Comunitário Mozart do Rosário – Ribeirão Grande
9h00 – Abertura: Maria Eduarda San Martin – Secretária do Meio Ambiente de Pindamonhangaba
9h30 – Rafael Lamana – Animais domésticos e impactos nos Silvestres
10h00 – Nilcéia Fernandes Nogueira Vieira – Vice-presidente da Associação de Bairro – Recuperação de mata ciliar
10h30- Tenente Francine/Polícia Ambiental – Tráfico de Animais Silvestres e suas consequências.
11h00 – Daniel Nogueira – Analista Ambiental do IBAMA – Recepção e Destinação de animais.
11h30 – Exibição do Filme “Silvestre não é PET
Intervalo para almoço
14h00 – Zé Brasão – Plantas Pancs e Medicinais – A plantação feita pelos pássaros
14h30 – Adriana Prestes – Fauna silvestre e marcos legais
15h00 – Profa. Dra. Maria Cecília de Toledo, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) – Soltura de espécies silvestres em áreas distantes da área de captura e as implicações populacionais
15h30 – Carlos Ventura “Xaman” – Viola Caipira.
16h00 – Júlio César do Valle – Secretário da Educação de Pindamonhangaba– Educação ambiental nas escolas do Município
16h30 – Robson Luís Costa e equipe ASM-NG – 11 Anos de atuação da ASM-NG
17h00 – Encerramento com dança circular

Entretenimentos:
Cantinho das atividades lúdicas para crianças – Contação de Histórias e fabricação de máscaras.

Atividades e Serviços gratuitos:
Acupuntura Auricular com Miriam Nogueira
Doação de mudas de árvores
Vacinação e castração de animais domésticos

DIA 19/05/2019 – Domingo
Local – Fazenda Nova Gokula – Espaço Cultural e Restaurante Confraria Vegana
9h00 – Abertura – Robson Luís Costa e Daniel Nogueira
10h00 – Marilda Nogueira – A histórias do Bairro Ribeirão Grande e a preservação ambiental
10h30 – Palestrantes da ASM NG – Lincon, Marcos, Fernando e Angélica.
11:h00 – Goura Lila – Ações Ambientais de Nova Gokula
11h30 – Carlos Ventura (Xamã) – Plantando com bolinhas de sementes
12h00 – Abertura dos Viveiros da ASM-NG
12h30 – Plantio de Mudas nativas com bolinhas de barro.
14h00 – Encerramento.

Informações: Rama Putra das (ASM-NG) Whatsapp: 12 98117-2247 / Polícia Ambiental – 12 3621-5598 / IBAMA CETAS – 0800-618080

Fazenda Nova Gokula é um santuário natural que oferece aos seus visitantes uma variedade de experiências baseadas no princípio de uma vida simples, natural e saudável e também uma área de preservação ambiental com riquíssima biodiversidade. A comunidade foi criada em 1978 com o intuito de desenvolver a prática de vida simples e pensamento elevado.

A fazenda fica na Estrada Jesus Antonio de Miranda S/N – Ribeirão Grande – Pindamonhangaba-SP.

Botão Voltar ao topo