fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Espetáculo “Tambor de Couro vivo” é atração em São José dos Campos

Criado a partir do texto dramatúrgico de Marcus Groza, a peça apresenta um contexto colonial repleto de violências, no qual é instituída uma lei cínica proibindo o estupro de escravas na bica d’água. (Foto: divulgação)

De 18 a 25 de maio o espetáculo “Tambor de Couro Vivo” fará temporada nos palcos de São José dos Campos. Dirigido por Fabiana Monsalú, o trabalho faz parte do projeto “Nemesis Kali” – financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e busca refletir sobre a tradição de violência contra as mulheres que marca a história e o presente do nosso país. As apresentações terão entrada franca e os ingressos poderão ser retirados nos locais com 1h de antecedência.

Criado a partir do texto dramatúrgico de Marcus Groza, a peça apresenta um contexto colonial repleto de violências, no qual é instituída uma lei cínica proibindo o estupro de escravas na bica d’água. Em reação, um grupo de mulheres se reúne para capturar homens e sacrificá-los ritualmente. Transitando entre o lírico e o narrativo, o espetáculo traz a presentificação ritual e imagética dessa história de vinganças. O elenco reúne Adalgiza Américo, Fernanda Ventura, Lala Machado, Noélle Abreu, Lilyen Vass, além de Sérgio Ponti, Ronald Costa, Felipe Daniel, Álvaro da Silva. A trilha sonora apresenta obras do maestro Marco Antônio Machado executada ao vivo pelos atores.

Projeto: Nemesis Kali tem como foco conscientizar sobre a crescente onda de violência e sobre o feminicidio. De acordo com os dados do Ministério da Saúde aumentaram as notificações de agressões físicas, violência psicológica, estupro marital, assédio no trabalho e uso de armas de fogo em quase 30% em relação ao ano anterior.

Roda de Conversa: No dia 14 de maio, às 19h30, no Museu Municipal de São José dos Campos, numa roda de conversa com a dramaturga Dione Carlos e a diretora teatral Fabiana Monsalú. Com o tema “Teatro Contemporâneo, Ritualidades e Violência”, as duas criadoras trazem suas experiências como mulheres e como artistas, convidando o público a refletir e a trazer colocações.

SERVIÇO:

Temporada teatral: Tambor de Couro Vivo
Dia 18 de maio, às 21h e dia 19 de maio, às 20h.
Centro de Estudos Teatrais – CET.
Endereço: Av. Olívio Gomes, 100. Santana – SJC (Entrada à direita, ao lado do Parque da Cidade).

Dia 25 de maio, às 21h e dia 26 de maio, às 20h
Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84 – Centro
Classificação: 16 anos.
ENTRADA FRANCA (Retirada de ingressos uma hora antes no local de apresentação)

Roda de Conversa “Teatro Contemporâneo, Ritualidades e Violência”
Dia 14 de maio às 19h30 – Entrada Franca
Museu Municipal de São José dos Campos – Praça Afonso Pena, 29 – Centro, São José dos Campos

Botão Voltar ao topo