fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas de Taubaté recebe nova homologação da ANAC

Os alunos já matriculados terão uma complementação das novas disciplinas introduzidas e os novos alunos já terão essas novas disciplinas incorporadas à carga horária. (Foto: divulgação)

A Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (Emca) de Taubaté recebeu em abril uma nova homologação expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que modifica o conteúdo programático do curso de mecânico de manutenção aeronáutica (ou técnico em manutenção de aeronaves), com atividades práticas simultâneas com as teóricas.

Dois inspetores da Anac vieram inspecionar as condições de funcionamento da escola; as instalações; os meios auxiliares de instrução; a qualificação dos instrutores; a manutenção da documentação individual dos alunos e o desempenho da escola quanto à qualidade de ensino. Posteriormente, constataram que a escola está de acordo com as novas diretrizes estabelecidas na Instrumentação Suplementar 141-002B, de acordo com publicação no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2019 (Portaria 1.056/SPO/ANAC de 4 de abril de 2019), com homologação válida até 12 de abril de 2024.

Os alunos já matriculados terão uma complementação das novas disciplinas introduzidas e os novos alunos já terão essas novas disciplinas incorporadas à carga horária. Algumas das novas disciplinas introduzidas são: comunicação oral e escrita (já faz parte da grade da Emca desde 2004), ciências naturais (física e química), tecnologia de materiais aeronáuticos, segurança operacional, fatores humanos na manutenção aeronáutica, inglês técnico específico para cada especialidade (aviônica, célula e motores).

A Emca é uma escola de aviação civil mantida e administrada pela Prefeitura de Taubaté que, além de estar subordinada às autoridades educacionais, tem seu conteúdo programático, bem como acompanhamento de desempenho de suas atividades regulado pela Anac conforme estabelecido no Código Brasileiro de Aeronáutica; incluindo a formação de todo o pessoal para a aviação civil, como pilotos, comissários de voo, mecânicos de voo, mecânicos de manutenção aeronáutica e despachantes operacionais de voo. Atualmente, existem cerca de 70 escolas no Brasil que formam técnicos em manutenção de aeronaves.

Durante a visita a Taubaté, os inspetores da Anac também estiveram no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, onde puderam verificar as atividades desenvolvidas pelos alunos estagiários naquela organização militar em virtude de acordo entre a prefeitura e o Exército Brasileiro desde 2009. Atualmente 30 alunos fazem estágio na Aviação do Exército, com carga horária de 500 horas.

O aluno formado na Emca deve, obrigatoriamente, submeter-se ao exame da Anac para obtenção da carteira de mecânico. O índice de aprovação da Emca na Anac é de 98%, considerado acima da média pelos inspetores.
Dois ex-alunos da Emca trabalham nos EUA, três em Abu Dhabi (Emirados Árabes) em uma empresa inglesa de manutenção de helicópteros, e um na Austrália, também em empresa de manutenção de helicópteros; além de outros espalhados pelo Brasil.

A escola vai receber, ainda neste mês, diversos componentes de aeronaves, em doação, além de uma seção da estrutura de uma aeronave de médio porte. As tratativas com a empresa estão em andamento. Esse material enriquecerá o acervo de meios auxiliares de instrução, possibilitando o manuseio em aulas práticas e melhorando significativamente o desempenho profissional dos alunos.

Botão Voltar ao topo