fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Documentário expõe os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff

Parlamentares brasileiros em momento de polarização política registrado em “Excelentíssimos”. (Foto: reprodução)

O diretor e roteirista Douglas Duarte e sua equipe estavam na hora e no lugar certos para assistir de perto a uma das mais importantes passagens da história recente do Brasil: o processo de impeachment de Dilma Rousseff. O que era para ter sido apenas um registro do panorama político diário tornou-se o documentário “Excelentíssimos”, uma produção da Esquina Filmes exclusiva para o canal Curta!, que registrou os bastidores e o cotidiano do Congresso Nacional em momento de efervescência e extrema polarização.

As gravações se iniciaram à época da condução coercitiva do ex-presidente Lula, mas como narra o próprio diretor, “para entender 2016” foi preciso “olhar para 2014”. Assim, o filme vai refazendo o passo a passo do impeachment a partir da eleição presidencial naquele ano, em que o candidato do PSDB, Aécio Neves, foi derrotado por Dilma Rousseff.

As ações da operação Lava-Jato, a crescente crise com o PMDB, que compunha a base governista, os grampos telefônicos e o convite frustrado para que Lula assumisse a Casa Civil são as etapas que se seguem, culminando na votação do impeachment. Duarte se preocupa em contextualizar não só as situações mostradas, como também os personagens desse jogo político, e aponta sua lente inclusive para a Esplanada dos Ministérios, onde manifestantes se reuniram para pedir a saída da presidente. O longa foi viabilizado através de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Estreia na Sexta da Sociedade, 7/06, às 21h05.

Botão Voltar ao topo