fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Congresso reúne estudiosos da Virgem Maria em Aparecida

Palestras, mesas temáticas, momentos culturais e debates compõem a programação do 13º Congresso Mariológico. (Foto: Thiago Leon)

Teólogos e estudiosos sobre a figura da Virgem Maria se encontram no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), a partir desta quarta-feira (15) para a 13ª edição do Congresso Mariológico . Neste ano, os estudos se concentram na relação entre a Mãe de Jesus e o Espírito Santo. Até o sábado (18), oito palestras e 18 mesas temáticas aprofundam os debates, dirigidos por cerca de 40 pesquisadores.

“Houve uma preocupação em trazer para o Congresso teólogos das mais deferentes áreas da Igreja. Dessa forma, teremos uma visão ampla sobre esse assunto que, embora tão importante, ainda é pouco explorado no meio acadêmico”, destaca Vinícius Paiva, um dos palestrantes do evento.

A diversidade de abordagens se inicia nas conferências que abrem o encontro, enfocando o tema sob o olhar da perspectiva bíblica, passando pelo ensino da Tradição e da Mística da Igreja. As palestras também abordam a perspectiva atual, com enfoque no pentecostalismo de novos movimentos católicos e de outras vertentes religiosas.

As diferentes visões também estão presentes nas mesas temáticas, que apresentam conclusões de pesquisas científicas sobre a Virgem Maria. Realizada por pesquisadores de Mariologia, elas vão abordar os temas: Arte e Literatura, Devoção e Piedade, Magistério da Igreja, Leitura Bíblica, Análise Teológica, Oração Cristã, Ciência e Cultura, História e Santuários e Espiritualidade Mariana.

“As mesas temáticas prometem boas discussões e debates. Será um momento para ampliação das ideias e contribuição dos congressistas aos expositores. Todos que participarem, com certeza, vão se sentir bem contemplados”, conta a coordenadora das mesas temáticas, a mestre em Teologia Márcia Miné.

Para complementar os debates, o Congresso conta ainda com uma Noite Cultural. Na programação noturna está um show do grupo Ir ao Povo, que acompanhada da Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), vai executar músicas marianas compostas pelo padre Zezinho. Além da atração musical, acontecem ainda lançamentos de livros pela Academia Marial e de associados do centro de pesquisas.

Além de se configurar como um momento de estudo e investigação sobre a vida da Mãe de Jesus, o Congresso ainda dará direito a um certificado de extensão, emitido pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. A parceria entre a instituição e a Academia Marial de Aparecida também é responsável pelo curso de especialização em Mariologia, que atualmente está em sua segunda turma.

É possível confirmar a participação no Congresso até terça-feira (14). A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (12) 3104-1549.

Botão Voltar ao topo