Com Paulo André e Rodrigo Nascimento, Brasil tem nomes de peso no atletismo para Universíade

Por: Share:
Paulo André após ser campeão e recordista nos 100m e 200m no JUBs Fase Final 2018 (Foto: Felipe Herrmann/Kaizen Filmes/CBDU)

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou, nesta terça-feira (14), a lista dos 16 convocados do atletismo para representar o Brasil na Universíade de Verão, que acontece em Nápoles, na Itália, de 3 a 14 de julho.

Os principais destaques da lista são Paulo André Camilo e Rodrigo Nascimento, que fizeram história no último domingo (12) ao conquistar o título no campeonato mundial de revezamento 4x100m pela primeira vez, em Yokohama, no Japão. Os dois atletas competem em três provas na Universíade: 100m, 200m e 4x100m.

Na lista também estão Alexsandro de Melo, Alison Brendom Alves e Gabriel Oliveira Constantino – todos classificados para os Jogos Pan-Americanos e para o Mundial de Atletismo no Qatar. No naipe feminino, os destaques são Juliana de Menis, que quebrou três vezes o recorde brasileiro sub-23 em 2018, e Vitoria Cristina, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016.

Confira os critérios de seleção para a Universíade e a lista completa de convocados.

Universíade de Verão

A Universíade de Verão é uma competição universitária que acontece a cada dois anos e é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.

Apesar da 30ª edição ter Napoli como cidade-sede, os jogos também serão realizadas em Caserta e Salerno e contemplam 18 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei. São esperados cerca de 10 mil atletas universitários de mais de 128 países.

Neste ano, o Brasil estará presente com uma delegação de aproximadamente 170 pessoas e disputará sete modalidades. São elas: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.