Carreta ‘Mulheres de Peito’ realiza atendimento em Cunha

Por: Share:
Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom atende, até 1º de junho, pacientes a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico. (Foto: Alexandre Carvalho/A2img)

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, inicia atendimento em Cunha nesta segunda-feira (13). O veículo, que realiza mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, fica na cidade até 1º de junho, na Rua Antonio Luis Monteiro, 1092.

O programa “Mulheres de Peito” oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados. Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico.

Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar exames, desde que tenham um pedido médico emitido pela rede pública ou particular.

A iniciativa da Secretaria da Saúde tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Procedimento

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Estrutura

O “Mulheres de Peito” começou em 2014 e já percorreu centenas de cidades do Estado de São Paulo.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Por telefone

O programa também possui o telefone 0800-779-0000 para o agendamento de mamografias, marcados via central de vagas estadual em mais de 200 serviços espalhados pelo Estado.

serviço

Carreta do programa “Mulheres de Peito”
Em Cunha: de segunda-feira (13) até 1º de junho, na Rua Antonio Luis Monteiro, 1092