fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguatatuba realiza a 3ª Semana do Bebê e do Brincar

(Foto: Lucas Camargo/PMC)

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na noite desta segunda-feira (13/05), no auditório da FUNDACC, a abertura da 3ª Semana do Bebê e do Brincar.

A Semana do Bebê e do Brincar é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, do nascimento aos três anos.

Com esse objetivo em mente, caminham juntos profissionais da área de saúde, educação infantil e desenvolvimento social. Assim, eles fazem avançar os serviços de atenção e cuidado a famílias gestantes e com crianças nessa faixa etária.

Com a presença das autoridades Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jonas Fontes, Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Karina Soares, representante da Secretaria de Educação e Derci Andolfo, Secretária Adjunta de Saúde, foi realizada a solenidade de abertura. Na sequência, uma palestra com o Dr. Alexandre Serafin, Neuropediatra, sobre o tema “Neurodesenvolvimento na primeira infância”.

Na plateia, os profissionais da área de saúde, educação infantil, desenvolvimento social entres outros servidores, ouviram atentamente as informações apresentadas pelo palestrante que enfatizou que “O desenvolvimento integral na primeira infância é crucial. As experiências ocorridas nessa fase terão influência ao longo de toda a vida do indivíduo, seja na área da saúde, seja no seu bem estar social, emocional e cognitivo”.

A articuladora do programa em Caraguatatuba, a psicóloga Sílvia Helena, explicou que “A primeiríssima infância é um período fundamental para a formação das bases do desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial do ser humano. Essa é uma mobilização que envolve toda a sociedade. Porque o futuro começa hoje”.

A 3ª Semana do Bebê e do Brincar é realizada entre os dias 13 a 17 de maio e conta com atividades em todas as unidades escolares do município. São palestras, brincadeiras, rodas de conversa com os pais e a comunidade.

Há também atividades nos setores de saúde, como rodas de conversas com profissionais deste setor.

Nos dias 15 e 16/05, quarta e quinta-feira, as atividades estarão centralizadas nas UBS, CRAS e CREAS.

Na sexta-feira, (17/05) será realizado um evento na Praça Cândido Mota, das 9 às 15:00h, envolvendo atividades das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.

Estão previstos serviços de vacinação, saúde bucal, atendimento voltado à saúde da mulher, atendimento do setor de educação inclusiva, além de brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças.

Acompanhe conosco os registros das atividades da 3ª Semana do Bebê e do Brincar!

Botão Voltar ao topo