fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Viveiro Municipal de Ilhabela promove plantio de espécie ameaçada de extinção

Alunos da rede municipal também participaram da atividade. (Foto: Divulgação/PMI)

O Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu, recentemente, ações de plantio com os alunos da E.M José Benedito de Moraes, localizada no bairro do Reino, ligadas a atividades de educação ambiental.

Ao todo, o grupo plantou 16 mudas de palmito-juçara (Euterpe edulis), ao longo do percurso que liga o Parque Estadual de Ilhabela ao Parque das Cachoeiras. Pela trilha, segundo informou a pasta responsável, os alunos mostraram-se muito animados com a atividade e empolgados com a oportunidade de estar em contato com a natureza.

No caminho visitado pelas crianças e em toda extensão do Parque das Cachoeiras, há um projeto de enriquecimento florestal, que visa o plantio de mais de cem palmeiras da espécie Juçara, pertencente à família botânica Arecaceae e possui grande importância ecológica, pois seus frutos, que são muito semelhantes aos frutos do açaí, são apreciados por diversas espécies de animais, principalmente pela avifauna.

Ademais, essa espécie frutifica entre abril e novembro, sendo assim, um importante fornecedor de alimentos para a fauna durante o período de inverno.

De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC Flora), a juçara está ameaçada de extinção (http://twixar.me/SP5K), e isso ocorre, principalmente, devido à intensa exploração comercial do palmito que essa palmeira produz.

Visando colaborar de alguma forma, a equipe do Viveiro Municipal elaborou esse projeto de plantio, pois as aves que percorrem o parque irão dispersar as sementes destes espécimes em outros locais.

Botão Voltar ao topo