fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Helibras apresenta projeto do helicóptero H145M na Aviação do Exército

A Helibras fez uma apresentação do projeto H145M ao Comando de Aviação do Exército, sediado em Taubaté/SP. Na oportunidade, a empresa expôs um mock-up do helicóptero multimissão que pode ser adaptado com o sistema de armamentos de última geração HForce, desenvolvido pela Airbus.

Modelo apresentado em Taubaté. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Segundo a Helibras, o helicóptero bimotor H145M é o mais avançado helicóptero multimissão leve do mundo, experimentado e testado com a Força Aérea Alemã, cliente de lançamento do modelo e que já opera com 15 unidades. Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil, destacou as qualidades e a versatilidade do modelo.

Richard Marelli falou sobre as qualidades da aeronave. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O modelo pode ser armado e utilizado em uma ampla variedade de operações,incluindo transporte de tropa, vigilância, reconhecimento, busca e salvamento (SAR), ataque e observação e evacuação médica (EVAM). Marelli afirma que o H145M tem tudo para ser um sucesso na América Latina, enfatizando 16 aeronaves na configuração civil já operam no Brasil.

Essa é a última versão deste modelo, podendo operar diuturnamente em condições adversas, com controle de motor digital de autoridade total e conjunto de aviônicos digitais Helionix.

Versão civil foi pilotada por militares em Taubaté. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Para a versão militar, a aeronave é equipada com o HForce, sistema que foi desenvolvido com base nas experiências adquiridas no Tiger, um helicóptero de ataque multificional da Airbus.

Comandante da Aviação em Taubaté, general Aguiar falou sobre a oportunidade de testar mais um modelo disponível no mercado. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

No evento no Comando de Aviação, a Helibras trouxe ainda uma aeronave na versão civil, onde pilotos do Exército tiveram a oportunidade de ter uma experiência de voo acompanhados de um piloto da empresa. O general de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, comandante da Aviação em Taubaté, também pilotou o helicóptero. Depois, falou sobre a oportunidade do Exército Brasileiro de conhecer mais uma aeronave do tipo disponível no mercado.

Comandante da Aviação foi presenteado com uma réplica em miniatura do modelo militar. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

AERONAVES NO EXÉRCITO BRASILEIRO
Atualmente o Exército Brasileiro possui uma frota de aproximadamente 100 helicópteros de cinco modelos diferentes: Fennec, Pantera, Cougar, Jaguar e Black Hawk.

Eles são empregados em atividades de reconhecimento, transporte de tropas e missões diversas pelo país, porém, nenhum destes modelos é especifico para o ataque.

O objetivo com os novos modelos de aeronaves especificamente criadas para o ataque, é reforçar principalmente as fronteiras do país e apoiar as Forças de Superfície nas suas missões.

Veja também




Botão Voltar ao topo