fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto TAMAR oferece programação especial para o feriado de Páscoa em Ubatuba

O Projeto TAMAR em Ubatuba é um passeio imperdível para toda família. Além da visita se transformar em uma verdadeira aula de educação ambiental, oferecendo a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas marinhas, tem programação recheada de atividades e atrações para o feriado de Páscoa.

Programação diária (de 19 a 21 de Abril)

Durante todo o horário de funcionamento do Centro de Visitantes, o Cine TAMAR apresenta filmes diferentes sobre as tartarugas marinhas, os trabalhos do TAMAR e a conservação do meio ambiente e dos oceanos. Para assistir aos filmes, basta solicitar a um dos monitores.

Das 10h30 às 14h00, ações de enriquecimento ambiental promovem atividades para as tartarugas do Tamar e podem ser acompanhadas pelo público.

– A “Hora do Banho” dá oportunidade às crianças de esfregar o casco de tartarugas marinhas com o auxílio dos monitores (vagas limitadas e por ordem de chegada).

– A “Hora do gelo” – as tartarugas ganham um picolé de frutos do mar na hora mais quente do dia

– A “Hora da Bola” – as tartarugas interagem com uma bola

– A“Hora do Submarino” é um momento em que as tartarugas recebem alimentos de uma forma diferente.

Às 14h30, oficinas de Sensibilização Ambiental e Arte Educação, voltadas ao público infantil, transformam brincadeiras em aprendizado sobre ações de reciclagem, reutilização de materiais, descarte correto do lixo e conservação da natureza.

No dia 19/04, a atividade “Em busca dos ovos perdidos”, através da contação de histórias traz interação, conhecimento e diversão para o público infantil.

No dia 20/04, a “Oficina de Ovos de Tartaruga” despertará o artista dentro de cada criança.

No dia 21/04, a oficina de arte reciclagem “Casco de Tartaruga Marinha de Papelão” contextualiza temas como resíduos nos ambientes marinhos, destinação correta de resíduos e óbitos de tartarugas por ingestão ou interação com resíduos sólidos em seu habitat.

Sempre às 16h00, a Alimentação Interativa oferece às crianças a chance de ajudar na alimentação de tartarugas marinhas no Tamar (vagas limitadas e por ordem de chegada). A atividade começa com uma boa conversa com o público infantil, levantando questões sobre a poluição dos oceanos e os hábitos alimentares das tartarugas marinhas.

Às 17h00, uma visita monitorada especial traz informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas, deixando ainda mais enriquecedora.

Quem já pensou em ser biólogo por um dia?

Crianças podem acompanhar o dia a dia das equipes que cuidam das tartarugas marinhas e conhecer de pertinho o trabalho com os animais e o que se faz há 39 anos para protegê-los.

A atividade promove uma tarde com os biólogos e pesquisadores do Tamar seguindo os passos diários que acontecem no Centro de Visitação e Educação Ambiental e no Hospital Veterinário, apoiando e realizando atividades como: o banho na tartaruga marinha, o preparo da alimentação dos animais e o enriquecimento ambiental.

O Biólogo por Um Dia é para crianças de 6 a 10 anos e acontece nesse feriado nos dias de 19 a 21 de abril, das 14h00 às 18h00, no Projeto Tamar Ubatuba/SP. Uma experiência inesquecível para quem já participou e relatou as reações das crianças, as descobertas, o aprendizado e a inspiração para a vida.

Para participar do programa é necessário a apresentação com cópia de documento oficial com foto da criança e do responsável, o preenchimento do termo de autorização e do termo de uso de imagem. A inscrição deve ser realizada pelo menos com 24h de antecedência da realização da atividade.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga- de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

SERVIÇO:

Páscoa no Tamar

Local: Projeto Tamar UBATUBA – SP
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá
Tel.: (12) 3832 6202 | 3832 7014
Período: 19 a 21 de Abril

Botão Voltar ao topo