fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda tem vagas abertas para meninas na prática do futsal

Talento que foi descoberto nos pólos da Semelp já defende a cidade. (Foto: Divulgação/PMP)

Quem acha que meninas e bola não combinam, certamente não conhecem as “Guerreiras Pinda”, o time de futsal feminino da Secretaria de Esportes e Lazer de Pindamonhangaba (Semelp). Algumas das meninas, que já brilham em campeonatos estaduais e regionais, tiveram seus talentos descobertos pelas Escolas de Esportes da Semelp.

A intenção é movimentar a paixão pelo esporte, sem estigmas ou preconceitos. Assim como fez a jovem Letícia Floriano Apolinário Carlota, de 14 anos, que começou a praticar futsal na Escola de Esportes do pólo do Pai João, em Moreira César. “Fui bem recebida, pelo fato de eu já conhecer uma ou duas colegas de lá. Fui acolhida por todas as meninas e os meninos que lá treinavam, e por lá fiquei há mais de um ano”, lembrou a estudante.

Letícia conta ainda que neste ano começou a jogar no Sub18, as Guerreiras Pinda – time que defende a Princesa do Norte em grandes competições, e o tempo que permaneceu na Escola de Esportes pôde aprender e desenvolver diversas habilidades. “Após eu ingressar para o Sub18 esse ano, estou adquirindo mais conhecimento sobre o futsal como passes, velocidade, resistência e inúmeras coisas que são necessárias durante o jogo”, ela comenta.

A jovem destaca ainda que sua agenda para 2019 já conta com os Jogos Abertos da Juventude, e se sente capaz de representar a cidade nesta grande competição.

Mas nem tudo foi flores na vida da menina. Ela afirma que sofreu preconceito por praticar uma modalidade que por muitos ainda é vista como masculina. “Muitos me julgaram e até hoje julgam por eu jogar futsal e ser menina, mas não ligo para opiniões alheias, eu amo jogar e não há resistência que me prenda”, conclui.

O técnico de futsal, Márcio Silva, comenta que há dois anos a Secretaria de Esportes conta com meninas que começaram com 12 anos e hoje integram a equipe principal de futsal feminino de Pindamonhangaba. Além da Letícia, o time conta com mais duas atletas que estão na equipe Sub18 que foram da escola de esportes: Thayssa e Samara.

Para participar, as meninas precisam fazer o procedimento normal da Secretaria de Esportes. Ir até o pólo mais próximo, atualmente Moreira César é a localidade que reúne mais meninas praticantes de futsal. Para realizar a inscrição é preciso apresentar duas fotos 3×4, RG ou Certidão de Nascimento e também preencher ficha de saúde e dados cadastrais. Podem participar meninas de 9 a 14 anos.

Em Moreira César, as aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, no ginásio Pai João, e às 14h30, no centro esportivo Zito. Os pólos dos bairros Araretama, Alto Tabaú, Cidade Nova e Quadra Coberta também possuem a modalidade e as meninas podem participar.

Botão Voltar ao topo