fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Machismo é tema de discussão do Aparecida Debate

(Foto: Divulgação/TV Aparecida)

Na quarta-feira (17), às 19h30, o Aparecida Debate vai discorrer sobre uma prática, que por incrível que pareça, ainda é forte em nossa sociedade: o machismo. O programa da TV Aparecida, mediado pelo jornalista Marcelo Zanini e com participação de convidados, vai questionar o porquê de o Brasil ainda ser um País machista e o que fazer para combater esse tipo de comportamento e garantir o respeito às mulheres.

Sabe aquelas piadinhas de que “lugar de mulher é na cozinha”? Ou “mulher só sabe pilotar fogão”? As citações parecem inofensivas, mas não são. O programa vai mostrar também que a situação das mulheres no mercado de trabalho ainda é inferior. Em muitas empresas, elas exercem as mesmas funções que os homens, mas ganham menos do que eles. Além disso, o machismo está associado às agressões, estupros, violência doméstica e submissão.

Ainda no Aparecida Debate serão citados estudos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com dados absurdos que só empoderam o machismo. Por exemplo: quase 60% dos brasileiros acreditam que as próprias mulheres são as responsáveis pelas agressões porque não sabem se comportar; e se soubessem haveria menos estupros.

Mas como desconstruir essa cultura tão enraizada na nossa sociedade? Como chegar aos direitos da igualdade de gênero e o respeito à mulher? Apesar de tudo isso, será que evoluímos?

Para analisar essas questões participam do programa desta semana Jackeline Rômio, doutora e mestre em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Pedro Paulo Oliveira, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e professor de sociologia e chefe do Departamento de Sociologia da UFRJ.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 19h30

Botão Voltar ao topo