fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

João Carlos Martins conhecerá projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida

Maestro João Carlos Martins estará em Aparecida. (Foto: Divulgação)

A iniciativa, criada há 15 anos e que já ofereceu uma nova oportunidade através da música para mais de sete mil crianças, será visitada pelo maestro

O maestro João Carlos Martins visitará as crianças e jovens atendidos pelo Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), em Aparecida/SP, na segunda-feira (22). O reitor do Santuário, o padre Carlos Eduardo Catalfo, participará do encontro.

Desde o ano passado, o maestro João Carlos Martins viaja pelo país conhecendo projetos sociais voltados para a educação musical e que integram seu projeto Orquestrando o Brasil.

Implantado em março de 2003, o PEMSA já ofereceu novas oportunidades para mais de sete mil crianças e adolescentes, sendo que muitos seguiram no caminho da música e hoje integram orquestras como Bachiana Filarmônica SESI-SP, Bacarelli, Orquestra de Barra Mansa, Orquestra Filarmônica de Belo Horizonte e bandas das Forças Armadas do Brasil.

Funcionando em um prédio com 17 salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, o PEMSA conta com 50 funcionários e atende, hoje, 600 crianças e jovens, de 7 anos a 17 anos, no contraturno da escola. O projeto tem uma orquestra formada pelos alunos avançados, atualmente com 70 músicos e um coral com 120 integrantes.

“Ouvi falar maravilhas desse projeto e faço questão de conhecê-lo pessoalmente, pois todas as ações que transformam a vida das pessoas através da música, oferecendo crescimento e orientação é de meu interesse”, disse o maestro João Carlos Martins.

Orquestrando o Brasil
Orquestrando o Brasil é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento. O portal visa construir uma relação permanente e online de suporte e informação. A plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Um canal de comunicação, informação e interação, que tem o objetivo de unir os músicos.

Criado em junho de 2018, o Orquestrando o Brasil é desenvolvido com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da FIESP, e já integra mais de 220 orquestras e bandas, um universo que representa mais de oito mil músicos, com grupos de 150 municípios espalhados pelos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Serviço:
Visita do maestro João Carlos Martins ao PEMSA
Dia: 22 de abril
Hora: 15h
Local: Ladeira Oliveira Braga, 64, Aparecida/SP

Veja também




Botão Voltar ao topo