fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escoteiros são homenageados na Câmara de Taubaté

Vereadores e homenageados. (Foto: Lincoln Santiago)

Escoteiros sempre alertas estiveram na Câmara de Taubaté para participar de uma solenidade no dia 24. A homenagem ao dia dos escoteiros foi apresentada pelo vereador Dentinho (PV), e a cerimônia contou com presença do vereador Adauto da Farmácia (Cidadania).

O movimento escoteiro foi criado em 1907 por Baden Powell, com objetivo de orientar e formar os jovens. Um deles, o escoteiro do ramo sênior Breno Rabelo Máximo Vieira, do Grupo Escoteiro Amizade, lembrou que os jovens são o motivo de o movimento escoteiro ter se expandido e permanecido até hoje. “Baden Powell bem sabia que para criar um mundo melhor, ele teria que começar pela juventude, trazendo bons exemplos e consolidação do caráter”, disse.

Oito diplomas foram entregues pelo Poder Legislativo, o primeiro ao escoteiro Luiz Guilherme Cezário de Souza, homenageado da Tropa Escoteira Mista Autônoma Cruzeiro do Sul. Ele iniciou a jornada em 2016, conseguiu todos os distintivos de progressão e vários de especialidades e se tornou monitor de patrulha. Está à espera do maior distintivo do ramo, a Lis de Ouro, faltando só um distintivo para a conquista.

Em seguida, recebeu a homenagem a escoteira Camila Ribeiro Pereira, do Grupo Escoteiro do Ar Brasil. Nascida em uma família que tem histórico no escotismo, ela entrou no movimento em 2010 e atualmente é guia da Tropa Centauro. Conquistou o distintivo Lis De Ouro em julho de 2017 e está na reta final para a conquista do Escoteiro da Pátria.

Homenageado do Grupo Escoteiro Kimball O’Hara, Kaue dos Santos Soares entrou no ramo quando tinha seis anos. Possui 18 especialidades: acampamento, culinária, culinária vegetariana, culinária mateira, pioneira, rastreamento, técnicas de sapa, ciclismo, anime, coleções, cosplay, videogame, babá, primeiros socorros, socorrismo, informática, egiptologia, pintura e desenho artístico. Tem as insígnias do aprender e a do explorador.

Dirigente do Grupo Escoteiro do Ar Aviação do Exército, Fabiano Almeida Marinho é subtenente do Exército. Começou a trajetória escoteira em setembro de 2012 como pai de lobinho e, vendo o interesse do filho, resolveu se ingressar. Atualmente presta apoio na diretoria financeira.

A escotista chefe Rosária Teresa Moreira de Lima Félix, homenageada do Grupo Escoteiro Aldo Chioratto, ingressou no movimento escoteiro em 2010, como mãe de apoio, mas se apaixonou pelo movimento escoteiro. Fez sua promessa escoteira em 2012 e hoje é assistente da alcateia Seeonee.

A escotista chefe Lara Ferreira Tavares, homenageada do Grupo Escoteiro Taubaté, iniciou a vida escoteira em 1994 no 106º Grupo Escoteiro Oyaguara, em Campos do Jordão, e transferiu-se para o 143º Grupo Escoteiro Taubaté em 2014, como assistente da Alcateia Irmão Gris, onde está em atividade até hoje agora como akela, nome dado ao chefe dos lobinhos.

A escotista chefe Regiane Cristina da Cunha Fernandes foi indicada pelo Grupo Escoteiro Amizade. Ela conheceu o movimento escoteiro ainda na adolescência, mas foi após o casamento que ingressou, junto com a família. Akela da alcateia Bagheera, é coordenadora adjunta do ramo lobinho para o 35º Distrito Escoteiro Monteiro Lobato.

Ao final da cerimônia, o comissário distrital do 35º Distrito Escoteiro Monteiro Lobato Fabrício de Toledo Marcondes registrou a meta do movimento, de atingir 200 mil associados no país, lembrando que Taubaté conta com cerca de 400 escoteiros. Definiu a solenidade como “momento de vitória para o movimento” e parabenizou os homenageados.

Botão Voltar ao topo