fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Dia da Engenharia é celebrado no Exército Brasileiro em Pindamonhangaba

Ao braço, firme! Essa é uma expressão entoada frequentemente dentro do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Borba Gato, unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba, e traduz muito bem o espírito e o trabalho da arma de Engenharia.

? Confira a galeria de fotos da formatura

Engenharia que comemora, neste 10 de abril, mais um ano de uma história de trabalho dedicado aos interesses do Brasil. A data é rememora o dia do falecimento do patrono da arma, o tenente-coronel Carlos de Villagran Cabrita, herói da Guerra da Tríplice Aliança e comandante do 1º Batalhão de Engenheiros.

Dia da Engenharia em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Em Pindamonhangaba, a data foi comemorada com uma formatura no 2º Batalhão de Engenharia de Combate e presença de militares da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel. Autoridades militares, dentre elas o general Helder de Freitas Braga, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, de Caçapava, autoridades civis, militares de outras forças e convidados, prestigiaram a solenidade.

Flores para o busto de Villagran foram levadas por um robô. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Durante a formatura, houve o canto da Canção da Engenharia, leitura do texto alusivo a data enfatizando os feitos da Engenharia e de seu patrono e, na sequência, um corbélia de flores trazida pelos robôs do Batalhão, foi colocada como adorno no busto de Villagran Cabrita pelos militares.

A Engenharia pode ser Blindada, mecanizada, paraquedista ou aeromóvel. O comandante do Batalhão falou sobre essa versatilidade da arma, destacando o seu trabalho em diversas missões. (vídeo)

Formatura aconteceu no pátio interno do Batalhão Borba Gato. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Após palavras do comandante do Batalhão e o general Helder, a formatura foi encerrada com o desfile da tropa, precedida por um pelotão formado por ex-integrantes do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba e ainda por um grupo que homenageia os feitos dos pracinhas da FEB na Itália.

Batalhão Borba Gato

Veja também




Botão Voltar ao topo